Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38889
Title: | Aspecto didático do gênero fábula no Ensino Fundamental I. |
Other Titles: | Didactic aspect of the fable genre in Elementary School I. |
???metadata.dc.creator???: | FREITAS, Mariana Santiago Ferreira. OLIVEIRA, Maria Jocimara Bezerra de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, Abdoral Inácio da. |
Keywords: | Fábula;Literatura infantil - fábula;Práticas pedagógicas;Proposta de ensino;Ensino fundamental 1;Programa de monitoria - CFP UFCG;Disciplina Língua Latina - CFP UFCG;Monitoria acadêmica;Formação docente;Fable;Children's literature - fable;Pedagogical practices;Teaching proposal;Elementary school 1;Monitoring program - CFP UFCG;Latin Language subject - CFP UFCG;Academic monitoring;Teacher training |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FREITAS, Mariana Santiago Ferreira; OLIVEIRA, Maria Jocimara Bezerra de; SILVA, Abdoral Inácio da. Aspecto didático do gênero fábula no Ensino Fundamental I. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38889 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa elaborado durante a regência do programa de monitoria da disciplina Língua Latina, da Universidade Federal de Campina Grande- CFP/UFCG entre os meses de Junho/Julho de 2017 por monitores e orientador do programa. Possui como objetivo principal discutir as práticas pedagógicas do ensino de língua materna através dos textos, especialmente fábula, no ensino fundamental I. Além de propor em seu corpus uma proposta de ensino por meio do gênero literário fábula de forma sistemática, ainda possível de ser ampliada e revisada. Para a realização da pesquisa nos fundamentamos em textos de autores da linguística textual/ discursiva: Rojo (2010), Bakhtin (1953), Kock et ali (2004); literários: Mafra (2010), Jolles (1930) e da área da didática: Haydt (2011). De acordo com as discussões de Neves et al. (2013) os procedimentos aqui utilizados a pesquisa se enquadra no cunho bibliográfico de natureza básica e procedimentos qualitativos. Concluímos que com o trabalho com as fábulas as aulas tornarão mais lúdicas o que fará com que o professor desperte a curiosidade dos alunos em apreender e instigue-os a participar efetivamente das aulas. |
Keywords: | Fábula Literatura infantil - fábula Práticas pedagógicas Proposta de ensino Ensino fundamental 1 Programa de monitoria - CFP UFCG Disciplina Língua Latina - CFP UFCG Monitoria acadêmica Formação docente Fable Children's literature - fable Pedagogical practices Teaching proposal Elementary school 1 Monitoring program - CFP UFCG Latin Language subject - CFP UFCG Academic monitoring Teacher training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38889 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 2 - Linguagens e Códigos - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ASPECTO DIDÁTICO DO GÊNERO FÁBULA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Aspecto didático do gênero fábula no Ensino Fundamental I. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 301.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.