Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38871
Title: | Relevância da monitoria para a formação acadêmica: relato de experiência. |
Other Titles: | Relevance of monitoring for academic training: experience report. |
???metadata.dc.creator???: | BEZERRA, Izabel Patrício; ALVES, Bruna; |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOARES, Flaviana Dávila de Sousa. |
Keywords: | Monitoria acadêmica;Enfermagem - monitoria;Docentes de Enfermagem;Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG;Academic monitoring;Nursing - monitoring;Nursing Teachers;Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BEZERRA, Izabel Patrício; ALVES, Bruna; SOARES, Flaviana Dávila de Sousa. Relevância da monitoria para a formação acadêmica: relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38871 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A monitoria acadêmica, que há muito tempo é utilizada, pode ser compreendida como um mecanismo capaz de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem que colabora tanto para o aprendizado do discente como do docente. Esta, necessita ainda, se adaptar às demandas atuais para que possa assim ofertar aos estudantes novas maneiras de aprender os diversos assuntos (SANTOS E BATISTA, 2015). A monitoria é uma atividade onde oportuniza ao aluno-monitor aproximação com o universo da produção do conhecimento, ampliação de leituras e de acervo, no cenário das discussões da pesquisa acadêmica, além de estimular a formação de um professor pesquisador. Dessa forma, a monitoria é uma atividade de apoio pedagógico que é oferecida aos alunos interessados em aprofundar conteúdos em determinada disciplina, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula. Visa oportunizar o desenvolvimento de habilidades técnicas e aprofundamento teórico, proporcionando o aperfeiçoamento do conhecimento acadêmico, o que acaba contribuindo para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à formação do enfermeiro (HAAG et al., 2008). |
Keywords: | Monitoria acadêmica Enfermagem - monitoria Docentes de Enfermagem Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG Academic monitoring Nursing - monitoring Nursing Teachers Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38871 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Painéis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RELEVÂNCIA DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Relevância da monitoria para a formação acadêmica: relato de experiência. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 108.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.