Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38858
Title: Abordagem das experiências vivenciadas no programa de monitoria no CFP/UFCG, na disciplina de geologia geral.
Other Titles: Approach to experiences lived in the monitoring program at CFP/UFCG, in the general geology discipline.
???metadata.dc.creator???: MORAIS, Klynsmann Herbert de Carvalho.
LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
Keywords: Monitoria acadêmica;Programa de Monitoria - CFP UFCG;Disciplina Geologia Geral - CFP UFCG;Curso de Licenciatura em Geografia - CFP UFCG;Academic Monitoring;Monitoring Program - CFP UFCG;General Geology Subject - CFP UFCG;Degree in Geography - CFP UFCG
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAIS, Klynsmann Herbert de Carvalho; LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves. Abordagem das experiências vivenciadas no programa de monitoria no CFP/UFCG, na disciplina de geologia geral. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38858
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências adquiridas no Programa de Monitoria do CFP/UFCG, na disciplina de Geologia Geral no 2° período letivo do ano de 2015.2, noturno, do curso de Licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). Onde será elencado no decorrer trabalho deste algumas atividades desenvolvidas pela Professora orientadora Jacqueline Pires Gonçalves Lustosa, durante o então semestre letivo, para assim obter mais conhecimento da geologia da terra e poder transmitir o conhecimento adquirido para outras pessoas. A referida disciplina foi ofertada com uma carga horária de 75 horas aulas e 05 créditos. A monitoria foi desenvolvida por dois monitores bolsistas. As aulas foram expositivas, com avaliação dos assuntos estudados, realização de um estudo de campo e atividades práticas relacionadas aos conteúdos da disciplina. Para a avaliação foi considerada a frequência e o desempenho dos educandos nos exercícios propostos. Verificando- se assim, que é um momento de aprendizagem mútua, pois entende- se que o aluno quando monitor tenha apresentado bom desempenho e que está preparada para auxiliar o Docente em atividades que possa vir a desenvolver em sala de aula. Possibilitando assim unir, a teoria e a prática, itens esses de fundamental importância na formação docente do futuro professor. Como metodologia escolhida para as aulas, baseou- se no método discursivo expositivo dialogado, ou seja, construtivista. Havendo por tanto, reuniões de estudo para tirar dúvidas, como também auxiliar nas apresentações de seminários e construção dos relatórios de trabalho de campo. Além de atividades referentes à revisão dos textos, visando assim um melhor conhecimento da disciplina de geologia.
Keywords: Monitoria acadêmica
Programa de Monitoria - CFP UFCG
Disciplina Geologia Geral - CFP UFCG
Curso de Licenciatura em Geografia - CFP UFCG
Academic Monitoring
Monitoring Program - CFP UFCG
General Geology Subject - CFP UFCG
Degree in Geography - CFP UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação superior.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38858
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Painéis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABORDAGEM DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE MONITORIA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfAbordagem das experiências vivenciadas no programa de monitoria no CFP/UFCG, na disciplina de geologia geral. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017.122.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.