Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38836
Title: O papel do monitor na elaboração e desenvolvimento de aulas práticas em laboratórios.
Other Titles: The role of the monitor in the preparation and development of practical classes in laboratories.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Anderson Maciel.
ANDRADE, Gustavo Albert Soares Ferreira de.
FEITOSA, Fernanda Tavares.
MEDEIROS, Paulo Roberto de.
Keywords: Monitoria acadêmica;Aulas práticas de laboratório;Monitor - aulas de laboratório;Aulas práticas;Elaboração de aulas práticas;Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CFP UFCG;Academic monitoring;Practical laboratory classes;Monitor - laboratory classes;Practical classes;Preparation of practical classes;Degree in Biological Sciences - CFP UFCG
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Anderson Maciel; ANDRADE, Gustavo Albert Soares Ferreira de; FEITOSA, Fernanda Tavares; MEDEIROS, Paulo Roberto de. O papel do monitor na elaboração e desenvolvimento de aulas práticas em laboratórios. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38836
???metadata.dc.description.resumo???: As discussões em torno de como mudar o ensino tradicional vêm ganhando destaque nos últimos anos. Nas Universidades em particular, torna-se um diálogo indispensável nas rodas de conversas, a maneira de busca com que se remete a educação em relação a métodos e técnicas que sejam mais atrativas e consiga chamar atenção dos alunos como mecanismo facilitador da aprendizagem, principalmente no ensino fundamental. Como momento de experiência e incentivo à docência, o processo de monitoria contribui para a formação do estudante como profissional e pessoal na medida em que ajuda no convívio social e na interação de trabalho em grupo. Quando realizada em laboratório, a monitoria permite conhecer o detalhamento de técnicas que são empregadas em aulas práticas e no desenvolvimento de pesquisas. O monitor, assim, efetua sua atividade no sentido de conhecer e viver esse ambiente de aprendizado múltiplo. Este trabalho tem como objetivo conhecer o papel do monitor em atividades práticas em laboratórios utilizados pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras. Como metodologia foi aplicado vinte questionários semiestruturados a monitores e ex-monitores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras, onde procurou-se saber como o monitor realiza sua atividade. Os resultados encontrados demonstraram que boa parte dos monitores desenvolvem suas atividades com pouco, ou nenhum acompanhamento do orientador responsável e que a elaboração de aulas práticas e o desenvolvimento delas durante o programa de monitoria são bem frequentes.
Keywords: Monitoria acadêmica
Aulas práticas de laboratório
Monitor - aulas de laboratório
Aulas práticas
Elaboração de aulas práticas
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CFP UFCG
Academic monitoring
Practical laboratory classes
Monitor - laboratory classes
Practical classes
Preparation of practical classes
Degree in Biological Sciences - CFP UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38836
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O PAPEL DO MONITOR NA ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AULAS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfO papel do monitor na elaboração e desenvolvimento de aulas práticas em laboratórios. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017.222.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.