Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38836
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | As discussões em torno de como mudar o ensino tradicional vêm ganhando destaque nos últimos anos. Nas Universidades em particular, torna-se um diálogo indispensável nas rodas de conversas, a maneira de busca com que se remete a educação em relação a métodos e técnicas que sejam mais atrativas e consiga chamar atenção dos alunos como mecanismo facilitador da aprendizagem, principalmente no ensino fundamental. Como momento de experiência e incentivo à docência, o processo de monitoria contribui para a formação do estudante como profissional e pessoal na medida em que ajuda no convívio social e na interação de trabalho em grupo. Quando realizada em laboratório, a monitoria permite conhecer o detalhamento de técnicas que são empregadas em aulas práticas e no desenvolvimento de pesquisas. O monitor, assim, efetua sua atividade no sentido de conhecer e viver esse ambiente de aprendizado múltiplo. Este trabalho tem como objetivo conhecer o papel do monitor em atividades práticas em laboratórios utilizados pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras. Como metodologia foi aplicado vinte questionários semiestruturados a monitores e ex-monitores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras, onde procurou-se saber como o monitor realiza sua atividade. Os resultados encontrados demonstraram que boa parte dos monitores desenvolvem suas atividades com pouco, ou nenhum acompanhamento do orientador responsável e que a elaboração de aulas práticas e o desenvolvimento delas durante o programa de monitoria são bem frequentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | O papel do monitor na elaboração e desenvolvimento de aulas práticas em laboratórios. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38836 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T19:18:36Z | - |
dc.date.available | 2024-11-04 | - |
dc.date.available | 2024-11-04T19:18:36Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Monitoria acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Aulas práticas de laboratório | pt_BR |
dc.subject | Monitor - aulas de laboratório | pt_BR |
dc.subject | Aulas práticas | pt_BR |
dc.subject | Elaboração de aulas práticas | pt_BR |
dc.subject | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Academic monitoring | pt_BR |
dc.subject | Practical laboratory classes | pt_BR |
dc.subject | Monitor - laboratory classes | pt_BR |
dc.subject | Practical classes | pt_BR |
dc.subject | Preparation of practical classes | pt_BR |
dc.subject | Degree in Biological Sciences - CFP UFCG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOARES, Anderson Maciel. | - |
dc.creator | ANDRADE, Gustavo Albert Soares Ferreira de. | - |
dc.creator | FEITOSA, Fernanda Tavares. | - |
dc.creator | MEDEIROS, Paulo Roberto de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The role of the monitor in the preparation and development of practical classes in laboratories. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOARES, Anderson Maciel; ANDRADE, Gustavo Albert Soares Ferreira de; FEITOSA, Fernanda Tavares; MEDEIROS, Paulo Roberto de. O papel do monitor na elaboração e desenvolvimento de aulas práticas em laboratórios. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38836 | pt_BR |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O PAPEL DO MONITOR NA ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AULAS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | O papel do monitor na elaboração e desenvolvimento de aulas práticas em laboratórios. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017. | 222.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.