Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38836
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAs discussões em torno de como mudar o ensino tradicional vêm ganhando destaque nos últimos anos. Nas Universidades em particular, torna-se um diálogo indispensável nas rodas de conversas, a maneira de busca com que se remete a educação em relação a métodos e técnicas que sejam mais atrativas e consiga chamar atenção dos alunos como mecanismo facilitador da aprendizagem, principalmente no ensino fundamental. Como momento de experiência e incentivo à docência, o processo de monitoria contribui para a formação do estudante como profissional e pessoal na medida em que ajuda no convívio social e na interação de trabalho em grupo. Quando realizada em laboratório, a monitoria permite conhecer o detalhamento de técnicas que são empregadas em aulas práticas e no desenvolvimento de pesquisas. O monitor, assim, efetua sua atividade no sentido de conhecer e viver esse ambiente de aprendizado múltiplo. Este trabalho tem como objetivo conhecer o papel do monitor em atividades práticas em laboratórios utilizados pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras. Como metodologia foi aplicado vinte questionários semiestruturados a monitores e ex-monitores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras, onde procurou-se saber como o monitor realiza sua atividade. Os resultados encontrados demonstraram que boa parte dos monitores desenvolvem suas atividades com pouco, ou nenhum acompanhamento do orientador responsável e que a elaboração de aulas práticas e o desenvolvimento delas durante o programa de monitoria são bem frequentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleO papel do monitor na elaboração e desenvolvimento de aulas práticas em laboratórios.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38836-
dc.date.accessioned2024-11-04T19:18:36Z-
dc.date.available2024-11-04-
dc.date.available2024-11-04T19:18:36Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectAulas práticas de laboratóriopt_BR
dc.subjectMonitor - aulas de laboratóriopt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectElaboração de aulas práticaspt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectPractical laboratory classespt_BR
dc.subjectMonitor - laboratory classespt_BR
dc.subjectPractical classespt_BR
dc.subjectPreparation of practical classespt_BR
dc.subjectDegree in Biological Sciences - CFP UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOARES, Anderson Maciel.-
dc.creatorANDRADE, Gustavo Albert Soares Ferreira de.-
dc.creatorFEITOSA, Fernanda Tavares.-
dc.creatorMEDEIROS, Paulo Roberto de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe role of the monitor in the preparation and development of practical classes in laboratories.pt_BR
dc.identifier.citationSOARES, Anderson Maciel; ANDRADE, Gustavo Albert Soares Ferreira de; FEITOSA, Fernanda Tavares; MEDEIROS, Paulo Roberto de. O papel do monitor na elaboração e desenvolvimento de aulas práticas em laboratórios. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38836pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O PAPEL DO MONITOR NA ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AULAS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfO papel do monitor na elaboração e desenvolvimento de aulas práticas em laboratórios. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017.222.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.