Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38833
Title: Métodos e propostas para o ensino da história local nos anos iniciais: diálogos sobre a monitoria na disciplina de fundamentos e metodologia do ensino de história.
Other Titles: Methods and proposals for teaching local history in the early years: dialogues on monitoring in the subject of foundations and methodology of teaching history.
???metadata.dc.creator???: RAMOS, Daniela Cristina Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CEZÁRIO, Danilo Sousa.
Keywords: Ensino de História local;História local;Monitoria acadêmica;Disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História - CFP UFCG;Teaching Local History;Local History;Academic Monitoring;Subject Fundamentals and Methodology of Teaching History - CFP UFCG
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAMOS, Daniela Cristina Pereira; CEZÁRIO, Danilo Sousa. Métodos e propostas para o ensino da história local nos anos iniciais: diálogos sobre a monitoria na disciplina de fundamentos e metodologia do ensino de história. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38833
???metadata.dc.description.resumo???: A discussão aqui empreendida é oriunda da vivência no Programa Institucional de Monitoria UFCG/CFP/UAE, objetivando relatar as observações e experiências obtidas durante a participação enquanto monitora no componente curricular Fundamentos e metodologia do ensino de História, do curso de Pedagogia durante o período 2017.1. Para isso, nos balizamos em pesquisas bibliográficas, bem como relatos dos indivíduos participantes e promotores das oficinas desenvolvidas e analisadas. Consequentemente, as discussões abriram inúmeras reflexões sobre a formação docente no exercício da monitoria e, o levantamento de métodos de abordagem para o ensino de História nos anos iniciais, tendo enquanto base os diálogos referente ao currículo, sendo estes conhecimentos relevantes para a transformação de todos envolvidos, enquanto seres sociais docentes e futuros docentes. Assim, acreditamos ter propiciado e vivenciado uma construção coletiva de conhecimentos sobre métodos e abordagens em torno da História local.
Keywords: Ensino de História local
História local
Monitoria acadêmica
Disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História - CFP UFCG
Teaching Local History
Local History
Academic Monitoring
Subject Fundamentals and Methodology of Teaching History - CFP UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38833
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÉTODOS E PROPOSTAS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfMétodos e propostas para o ensino da história local nos anos iniciais: diálogos sobre a monitoria na disciplina de fundamentos e metodologia do ensino de história. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017.373.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.