Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38833
Title: | Métodos e propostas para o ensino da história local nos anos iniciais: diálogos sobre a monitoria na disciplina de fundamentos e metodologia do ensino de história. |
Other Titles: | Methods and proposals for teaching local history in the early years: dialogues on monitoring in the subject of foundations and methodology of teaching history. |
???metadata.dc.creator???: | RAMOS, Daniela Cristina Pereira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CEZÁRIO, Danilo Sousa. |
Keywords: | Ensino de História local;História local;Monitoria acadêmica;Disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História - CFP UFCG;Teaching Local History;Local History;Academic Monitoring;Subject Fundamentals and Methodology of Teaching History - CFP UFCG |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | RAMOS, Daniela Cristina Pereira; CEZÁRIO, Danilo Sousa. Métodos e propostas para o ensino da história local nos anos iniciais: diálogos sobre a monitoria na disciplina de fundamentos e metodologia do ensino de história. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38833 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A discussão aqui empreendida é oriunda da vivência no Programa Institucional de Monitoria UFCG/CFP/UAE, objetivando relatar as observações e experiências obtidas durante a participação enquanto monitora no componente curricular Fundamentos e metodologia do ensino de História, do curso de Pedagogia durante o período 2017.1. Para isso, nos balizamos em pesquisas bibliográficas, bem como relatos dos indivíduos participantes e promotores das oficinas desenvolvidas e analisadas. Consequentemente, as discussões abriram inúmeras reflexões sobre a formação docente no exercício da monitoria e, o levantamento de métodos de abordagem para o ensino de História nos anos iniciais, tendo enquanto base os diálogos referente ao currículo, sendo estes conhecimentos relevantes para a transformação de todos envolvidos, enquanto seres sociais docentes e futuros docentes. Assim, acreditamos ter propiciado e vivenciado uma construção coletiva de conhecimentos sobre métodos e abordagens em torno da História local. |
Keywords: | Ensino de História local História local Monitoria acadêmica Disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História - CFP UFCG Teaching Local History Local History Academic Monitoring Subject Fundamentals and Methodology of Teaching History - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38833 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MÉTODOS E PROPOSTAS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Métodos e propostas para o ensino da história local nos anos iniciais: diálogos sobre a monitoria na disciplina de fundamentos e metodologia do ensino de história. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017. | 373.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.