Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832
Title: Monitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos.
Other Titles: Monitoring: understandings, experience and knowledge.
???metadata.dc.creator???: PESSOA, Astânia Ferreira.
NOVIKOFF, Cristina.
Keywords: Monitoria acadêmica;Conceitos de monitoria;Formação docente;Processo de ensino-aprendizagem;Disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História - CFP UFCG;Curso de Pedagogia - CFP UFCG;Academic monitoring;Monitoring concepts;Teacher training;Teaching-learning process;Subject Fundamentals and Methodologies of Teaching History - CFP UFCG;Pedagogy Course - CFP UFCG
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PESSOA, Astânia Ferreira; NOVIKOFF, Cristina. Monitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832
???metadata.dc.description.resumo???: Pensar sobre os conceitos da monitoria, os tipos de conhecimentos apontados como importantes e como está vem sendo aplicada nos cursos de graduação é um imprescindível exercício na construção crítica do estudante-acadêmico. A discussão toma azo quando realizada a partir da concepção de autores na literatura vigente e se confronta com a realidade empírica do monitor. Nessa lógica, o questionamento que se estabelece é sobre qual o entendimento dados na literatura, quais valores estão contidos nesses e, como a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História está contribuindo na formação do monitor. O pressuposto é de que a monitoria é um importante processo formativo ao desenvolvimento de dimensões de conhecimento fundamentados em valores além dos acadêmico-gnosiológicos. O presente texto tem por objetivo discutir a concepção de conhecimento associados à monitoria na literatura vigente, em confronto com a experiência na monitoria da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História no curso de Pedagogia UFCG/CFP. A pesquisa empírica é de natureza qualitativa e descritiva, com levantamento do estado de conhecimento com uso da análise de dados por meio da tabela de análise de textos acadêmicos e científicos propostas por Novikoff – TABDN (2010).
Keywords: Monitoria acadêmica
Conceitos de monitoria
Formação docente
Processo de ensino-aprendizagem
Disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História - CFP UFCG
Curso de Pedagogia - CFP UFCG
Academic monitoring
Monitoring concepts
Teacher training
Teaching-learning process
Subject Fundamentals and Methodologies of Teaching History - CFP UFCG
Pedagogy Course - CFP UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONITORIA ENTENDIMENTOS, EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTOS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfMonitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017285.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.