Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832
Title: | Monitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos. |
Other Titles: | Monitoring: understandings, experience and knowledge. |
???metadata.dc.creator???: | PESSOA, Astânia Ferreira. NOVIKOFF, Cristina. |
Keywords: | Monitoria acadêmica;Conceitos de monitoria;Formação docente;Processo de ensino-aprendizagem;Disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História - CFP UFCG;Curso de Pedagogia - CFP UFCG;Academic monitoring;Monitoring concepts;Teacher training;Teaching-learning process;Subject Fundamentals and Methodologies of Teaching History - CFP UFCG;Pedagogy Course - CFP UFCG |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | PESSOA, Astânia Ferreira; NOVIKOFF, Cristina. Monitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Pensar sobre os conceitos da monitoria, os tipos de conhecimentos apontados como importantes e como está vem sendo aplicada nos cursos de graduação é um imprescindível exercício na construção crítica do estudante-acadêmico. A discussão toma azo quando realizada a partir da concepção de autores na literatura vigente e se confronta com a realidade empírica do monitor. Nessa lógica, o questionamento que se estabelece é sobre qual o entendimento dados na literatura, quais valores estão contidos nesses e, como a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História está contribuindo na formação do monitor. O pressuposto é de que a monitoria é um importante processo formativo ao desenvolvimento de dimensões de conhecimento fundamentados em valores além dos acadêmico-gnosiológicos. O presente texto tem por objetivo discutir a concepção de conhecimento associados à monitoria na literatura vigente, em confronto com a experiência na monitoria da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História no curso de Pedagogia UFCG/CFP. A pesquisa empírica é de natureza qualitativa e descritiva, com levantamento do estado de conhecimento com uso da análise de dados por meio da tabela de análise de textos acadêmicos e científicos propostas por Novikoff – TABDN (2010). |
Keywords: | Monitoria acadêmica Conceitos de monitoria Formação docente Processo de ensino-aprendizagem Disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História - CFP UFCG Curso de Pedagogia - CFP UFCG Academic monitoring Monitoring concepts Teacher training Teaching-learning process Subject Fundamentals and Methodologies of Teaching History - CFP UFCG Pedagogy Course - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONITORIA ENTENDIMENTOS, EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTOS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Monitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 285.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.