Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoPensar sobre os conceitos da monitoria, os tipos de conhecimentos apontados como importantes e como está vem sendo aplicada nos cursos de graduação é um imprescindível exercício na construção crítica do estudante-acadêmico. A discussão toma azo quando realizada a partir da concepção de autores na literatura vigente e se confronta com a realidade empírica do monitor. Nessa lógica, o questionamento que se estabelece é sobre qual o entendimento dados na literatura, quais valores estão contidos nesses e, como a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História está contribuindo na formação do monitor. O pressuposto é de que a monitoria é um importante processo formativo ao desenvolvimento de dimensões de conhecimento fundamentados em valores além dos acadêmico-gnosiológicos. O presente texto tem por objetivo discutir a concepção de conhecimento associados à monitoria na literatura vigente, em confronto com a experiência na monitoria da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História no curso de Pedagogia UFCG/CFP. A pesquisa empírica é de natureza qualitativa e descritiva, com levantamento do estado de conhecimento com uso da análise de dados por meio da tabela de análise de textos acadêmicos e científicos propostas por Novikoff – TABDN (2010).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleMonitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832-
dc.date.accessioned2024-11-04T18:41:16Z-
dc.date.available2024-11-04-
dc.date.available2024-11-04T18:41:16Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectConceitos de monitoriapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDisciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogia - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectMonitoring conceptspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectSubject Fundamentals and Methodologies of Teaching History - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectPedagogy Course - CFP UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPESSOA, Astânia Ferreira.-
dc.creatorNOVIKOFF, Cristina.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMonitoring: understandings, experience and knowledge.pt_BR
dc.identifier.citationPESSOA, Astânia Ferreira; NOVIKOFF, Cristina. Monitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONITORIA ENTENDIMENTOS, EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTOS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfMonitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017285.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.