Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Pensar sobre os conceitos da monitoria, os tipos de conhecimentos apontados como importantes e como está vem sendo aplicada nos cursos de graduação é um imprescindível exercício na construção crítica do estudante-acadêmico. A discussão toma azo quando realizada a partir da concepção de autores na literatura vigente e se confronta com a realidade empírica do monitor. Nessa lógica, o questionamento que se estabelece é sobre qual o entendimento dados na literatura, quais valores estão contidos nesses e, como a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História está contribuindo na formação do monitor. O pressuposto é de que a monitoria é um importante processo formativo ao desenvolvimento de dimensões de conhecimento fundamentados em valores além dos acadêmico-gnosiológicos. O presente texto tem por objetivo discutir a concepção de conhecimento associados à monitoria na literatura vigente, em confronto com a experiência na monitoria da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História no curso de Pedagogia UFCG/CFP. A pesquisa empírica é de natureza qualitativa e descritiva, com levantamento do estado de conhecimento com uso da análise de dados por meio da tabela de análise de textos acadêmicos e científicos propostas por Novikoff – TABDN (2010). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | Monitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T18:41:16Z | - |
dc.date.available | 2024-11-04 | - |
dc.date.available | 2024-11-04T18:41:16Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Monitoria acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Conceitos de monitoria | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Academic monitoring | pt_BR |
dc.subject | Monitoring concepts | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning process | pt_BR |
dc.subject | Subject Fundamentals and Methodologies of Teaching History - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy Course - CFP UFCG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PESSOA, Astânia Ferreira. | - |
dc.creator | NOVIKOFF, Cristina. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Monitoring: understandings, experience and knowledge. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PESSOA, Astânia Ferreira; NOVIKOFF, Cristina. Monitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832 | pt_BR |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONITORIA ENTENDIMENTOS, EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTOS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Monitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 285.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.