Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38829
Title: | Extração de DNA: prática em monitoria como ferramenta à formação docente. |
Other Titles: | DNA extraction: monitoring practice as a tool for teacher training. |
???metadata.dc.creator???: | FREITAS, Danilo de Sousa. PEREIRA, Natália de Sousa. SILVA, Rosyelle Valerio da. ALMEIDA, José Cezario de. |
Keywords: | Formação docente;Extração de DNA;Monitoria acadêmica;Curso de Ciências Biológicas - CFP UFCG;Ensino de biologia;Ácido Desoxirribonucleico - DNA;DNA - Ácido Desoxirribonucleico;Teacher training;DNA extraction;Academic monitoring;Biological Sciences course - CFP UFCG;Biology teaching;Deoxyribonucleic acid - DNA;DNA - Deoxyribonucleic acid |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FREITAS, Danilo de Sousa; PEREIRA, Natália de Sousa; SILVA, Rosyelle Valerio da; ALMEIDA, José Cezario de. Extração de DNA: prática em monitoria como ferramenta à formação docente. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38829 |
???metadata.dc.description.resumo???: | As células dos organismos são capazes de preservar e transmitir informação genética às futuras gerações por meio da complementaridade estrutural das moléculas de Ácido Desoxirribonucléico (DNA) e Ácido Ribonucléico (RNA). A descoberta que o DNA é a principal molécula que contém toda a informação hereditária dos cromossomos atraiu a atenção para a sua estrutura. "Queremos sugerir uma estrutura para o sal do ácido desoxirribonucléico. Essa estrutura possui novas características que despertam um interesse biológico considerável". Com essa frase, Watson e Crick em 1953 demonstram ao mundo um modelo para a estrutura da molécula do DNA, e com isso mudaram os rumos da Biologia conhecida até então. O exercício da monitoria constitui ação motivadora à percepção do ensino/aprendizagem ao contribuir diretamente na formação integrativa dos estudantes nas atividades de ensino, e propiciar mecanismos de apoio à pesquisa e à extensão dos cursos de graduação na universidade. Tem sido compreendida como instrumento à melhoria do ensino e influencia à formação e o estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas, visando fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de gerar a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e como as suas atividades técnico-didáticas (LINS et al., 2008). Nas atividades práticas de disciplinas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras, a monitoria em Biologia Celular trás como objetivo mostrar de forma simples, que as atividades relacionadas às aulas práticas realizadas em Laboratórios da UFCG/CFP, destacando, principalmente, quanto à importância das atividades práticas, dentre as quais, muitas são motivadoras e condutores dos saberes aprofundados, como extrair o DNA das células vegetais e humana, como as células da mucosa oral, propiciando ao aluno monitor interessantes experiências na área da docência. |
Keywords: | Formação docente Extração de DNA Monitoria acadêmica Curso de Ciências Biológicas - CFP UFCG Ensino de biologia Ácido Desoxirribonucleico - DNA DNA - Ácido Desoxirribonucleico Teacher training DNA extraction Academic monitoring Biological Sciences course - CFP UFCG Biology teaching Deoxyribonucleic acid - DNA DNA - Deoxyribonucleic acid |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. Biologia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38829 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EXTRAÇÃO DE DNA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Extração de DNA: prática em monitoria como ferramenta à formação docente. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017. | 468.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.