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dc.description.resumoAs células dos organismos são capazes de preservar e transmitir informação genética às futuras gerações por meio da complementaridade estrutural das moléculas de Ácido Desoxirribonucléico (DNA) e Ácido Ribonucléico (RNA). A descoberta que o DNA é a principal molécula que contém toda a informação hereditária dos cromossomos atraiu a atenção para a sua estrutura. "Queremos sugerir uma estrutura para o sal do ácido desoxirribonucléico. Essa estrutura possui novas características que despertam um interesse biológico considerável". Com essa frase, Watson e Crick em 1953 demonstram ao mundo um modelo para a estrutura da molécula do DNA, e com isso mudaram os rumos da Biologia conhecida até então. O exercício da monitoria constitui ação motivadora à percepção do ensino/aprendizagem ao contribuir diretamente na formação integrativa dos estudantes nas atividades de ensino, e propiciar mecanismos de apoio à pesquisa e à extensão dos cursos de graduação na universidade. Tem sido compreendida como instrumento à melhoria do ensino e influencia à formação e o estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas, visando fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de gerar a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e como as suas atividades técnico-didáticas (LINS et al., 2008). Nas atividades práticas de disciplinas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras, a monitoria em Biologia Celular trás como objetivo mostrar de forma simples, que as atividades relacionadas às aulas práticas realizadas em Laboratórios da UFCG/CFP, destacando, principalmente, quanto à importância das atividades práticas, dentre as quais, muitas são motivadoras e condutores dos saberes aprofundados, como extrair o DNA das células vegetais e humana, como as células da mucosa oral, propiciando ao aluno monitor interessantes experiências na área da docência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqBiologia.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleExtração de DNA: prática em monitoria como ferramenta à formação docente.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38829-
dc.date.accessioned2024-11-04T18:34:43Z-
dc.date.available2024-11-04-
dc.date.available2024-11-04T18:34:43Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectExtração de DNApt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectCurso de Ciências Biológicas - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectÁcido Desoxirribonucleico - DNApt_BR
dc.subjectDNA - Ácido Desoxirribonucleicopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectDNA extractionpt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectBiological Sciences course - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectDeoxyribonucleic acid - DNApt_BR
dc.subjectDNA - Deoxyribonucleic acidpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREITAS, Danilo de Sousa.-
dc.creatorPEREIRA, Natália de Sousa.-
dc.creatorSILVA, Rosyelle Valerio da.-
dc.creatorALMEIDA, José Cezario de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDNA extraction: monitoring practice as a tool for teacher training.pt_BR
dc.identifier.citationFREITAS, Danilo de Sousa; PEREIRA, Natália de Sousa; SILVA, Rosyelle Valerio da; ALMEIDA, José Cezario de. Extração de DNA: prática em monitoria como ferramenta à formação docente. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38829pt_BR
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