Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38818
Title: | As implicações de experiências como monitores para a formação do sujeito acadêmico. |
Other Titles: | The implications of experiences as monitors for the formation of the academic subject. |
???metadata.dc.creator???: | BEZERRA, Francisco Anderson Varela. MELO, Marcos Adan dos Santos. SILVA, José Amiraldo Alves da. |
Keywords: | Monitoria;Curso de Pedagogia - CFP UFCG;Programa de Monitoria - CFP UFCG;Disciplina Sociologia da Educação - CFP UFCG;Formação docente;Tutoring;Pedagogy Course - CFP UFCG;Tutoring Program - CFP UFCG;Sociology of Education Subject - CFP UFCG;Teacher Training |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BEZERRA, Francisco Anderson Varela; MELO, Marcos Adan dos Santos; SILVA, José Amiraldo Alves da. As implicações de experiências como monitores para a formação do sujeito acadêmico. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38818 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo busca apresentar algumas experiências vivenciadas como monitores no Programa de Monitoria do curso de Pedagogia, da Unidade Acadêmica de Educação, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras. Visa elucidar as implicações do referido programa na constituição do sujeito acadêmico e na construção da identidade profissional docente. Para tanto, se pautou em pesquisa bibliográfica, na análise da legislação no que tange a monitoria no contexto nacional e no regulamento do ensino de graduação da Universidade, além de fundamentos teóricos estudados nas reuniões da monitoria e em textos estudados no decorrer da disciplina Sociologia da Educação. O estudo demonstrou que o programa de monitoria se configura como elemento facilitador e inspirador para a transposição de saberes e para a produção subjetiva de conhecimentos, destacando que as atividades desenvolvidas pelos monitores possibilitaram um olhar crítico em relação à prática profissional, como também serviu para avolumar experiências como sujeitos acadêmicos e futuros profissionais da educação. |
Keywords: | Monitoria Curso de Pedagogia - CFP UFCG Programa de Monitoria - CFP UFCG Disciplina Sociologia da Educação - CFP UFCG Formação docente Tutoring Pedagogy Course - CFP UFCG Tutoring Program - CFP UFCG Sociology of Education Subject - CFP UFCG Teacher Training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38818 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AS IMPLICAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS COMO MONITORES - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | As implicações de experiências como monitores para a formação do sujeito acadêmico. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017. | 351.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.