Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO estudo busca apresentar algumas experiências vivenciadas como monitores no Programa de Monitoria do curso de Pedagogia, da Unidade Acadêmica de Educação, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras. Visa elucidar as implicações do referido programa na constituição do sujeito acadêmico e na construção da identidade profissional docente. Para tanto, se pautou em pesquisa bibliográfica, na análise da legislação no que tange a monitoria no contexto nacional e no regulamento do ensino de graduação da Universidade, além de fundamentos teóricos estudados nas reuniões da monitoria e em textos estudados no decorrer da disciplina Sociologia da Educação. O estudo demonstrou que o programa de monitoria se configura como elemento facilitador e inspirador para a transposição de saberes e para a produção subjetiva de conhecimentos, destacando que as atividades desenvolvidas pelos monitores possibilitaram um olhar crítico em relação à prática profissional, como também serviu para avolumar experiências como sujeitos acadêmicos e futuros profissionais da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleAs implicações de experiências como monitores para a formação do sujeito acadêmico.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38818-
dc.date.accessioned2024-11-01T19:29:12Z-
dc.date.available2024-11-01-
dc.date.available2024-11-01T19:29:12Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogia - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectPrograma de Monitoria - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectDisciplina Sociologia da Educação - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTutoringpt_BR
dc.subjectPedagogy Course - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectTutoring Program - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectSociology of Education Subject - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Francisco Anderson Varela.-
dc.creatorMELO, Marcos Adan dos Santos.-
dc.creatorSILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe implications of experiences as monitors for the formation of the academic subject.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Francisco Anderson Varela; MELO, Marcos Adan dos Santos; SILVA, José Amiraldo Alves da. As implicações de experiências como monitores para a formação do sujeito acadêmico. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38818pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS IMPLICAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS COMO MONITORES - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfAs implicações de experiências como monitores para a formação do sujeito acadêmico. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017.351.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.