Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38817
Title: A utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual.
Other Titles: The use of teaching resources for teaching chemistry to visually impaired people.
???metadata.dc.creator???: RUFINO, José Antônio da Silva.
MARQUES, Diego Januario.
OLIVEIRA, Patricia Poliane de.
MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos.
Keywords: Ensino de química;Recursos didáticos;Deficientes visuais;Educação inclusiva;Inclusão;Educação especial;Química - ensino;Chemistry teaching;Teaching resources;Visually impaired;Inclusive education;Inclusion;Special education;Chemistry - teaching
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RUFINO, José Antônio da Silva; MARQUES, Diego Januario; OLIVEIRA, Patricia Poliane de; MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. A utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38817
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho visa desenvolver os recursos didáticos que auxilie para as novas metodologias de ensino-aprendizagem para alunos com portadores de deficiências visuais. Visando a contribuir para inovação para melhor desenvolver o ensino-aprendizagem de química, estabelecendo uma Educação Inclusiva e auxiliando o educador em promover um ensino de qualidade. Com isso, docente e discente conseguiram contextualizar os assuntos de química ao cotidiano por meio de técnicas e recursos adaptados ao ensino para cegos. Esta pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre a construção de recursos didáticos (materiais) elaborados para os alunos com deficiências visuais, aplicado aos alunos de metodologia no ensino de química MEQ (2016.1) Universidade Federal de Campina Grande, PB.
Keywords: Ensino de química
Recursos didáticos
Deficientes visuais
Educação inclusiva
Inclusão
Educação especial
Química - ensino
Chemistry teaching
Teaching resources
Visually impaired
Inclusive education
Inclusion
Special education
Chemistry - teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38817
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE QUÍMICA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfA utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017229.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.