Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38817
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho visa desenvolver os recursos didáticos que auxilie para as novas metodologias de ensino-aprendizagem para alunos com portadores de deficiências visuais. Visando a contribuir para inovação para melhor desenvolver o ensino-aprendizagem de química, estabelecendo uma Educação Inclusiva e auxiliando o educador em promover um ensino de qualidade. Com isso, docente e discente conseguiram contextualizar os assuntos de química ao cotidiano por meio de técnicas e recursos adaptados ao ensino para cegos. Esta pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre a construção de recursos didáticos (materiais) elaborados para os alunos com deficiências visuais, aplicado aos alunos de metodologia no ensino de química MEQ (2016.1) Universidade Federal de Campina Grande, PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleA utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38817-
dc.date.accessioned2024-11-01T19:26:53Z-
dc.date.available2024-11-01-
dc.date.available2024-11-01T19:26:53Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectTeaching resourcespt_BR
dc.subjectVisually impairedpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectChemistry - teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRUFINO, José Antônio da Silva.-
dc.creatorMARQUES, Diego Januario.-
dc.creatorOLIVEIRA, Patricia Poliane de.-
dc.creatorMARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of teaching resources for teaching chemistry to visually impaired people.pt_BR
dc.identifier.citationRUFINO, José Antônio da Silva; MARQUES, Diego Januario; OLIVEIRA, Patricia Poliane de; MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. A utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38817pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE QUÍMICA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfA utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017229.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.