Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38811
Title: A monitoria como potencializadora da formação docente: um relato de experiência.
Other Titles: Monitoring as an enhancer of teacher training: an experience report.
???metadata.dc.creator???: ALVES, George Dias.
TAVARES, Cintia Baião Barros.
LOPES, Graziela Ribeiro.
BARBOSA, João Paulo da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Juliane de Sousa.
Keywords: Relato de experiência;Monitoria acadêmica;Formação de professores;Formação docente;Disciplina Psicologia da Educação - CFP UFCG;Psicologia sociohistórica;Mediação;Experience report;Academic monitoring;Teacher training;Educational Psychology Discipline - CFP UFCG;Sociohistorical psychology;Mediation
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, George Dias; TAVARES, Cintia Baião Barros; LOPES, Graziela Ribeiro; BARBOSA, João Paulo da Silva; FERNANDES, Juliane de Sousa. A monitoria como potencializadora da formação docente: um relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38811
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo objetiva analisar as concepções dos discentes monitores da disciplina de Psicologia da Educação adquiridas através da prática da monitoria a luz da psicologia sócio histórica. Para tanto, observou-se por meio da descrição das experiências vivenciadas a partir da construção do conhecimento empírico, teórico e científico através da mediação de discussões e vivências na prática da monitoria, as contribuições que esse referido projeto oportuniza a formação do futuro profissional docente. Dessa forma, foram analisados relatos de experiências de quatro discentes monitores da disciplina supracitada que foi ministrada na UFCG/ CFP/ UAE/ Campus Cajazeiras-PB, com o intuito de explorar fatores coincidentes e não coincidentes que contribuíram para o desenvolvimento destes sujeitos que estão inseridos no ciclo educacional. Percebeu-se que o monitor-discente atua como mediador do conhecimento. A experiência da monitoria possibilita um olhar mais abrangente sobre o ciclo educacional, a realidade da sua atividade e desafios que possivelmente irá encontrar durante o processo de formação e atuação do trabalho docente.
Keywords: Relato de experiência
Monitoria acadêmica
Formação de professores
Formação docente
Disciplina Psicologia da Educação - CFP UFCG
Psicologia sociohistórica
Mediação
Experience report
Academic monitoring
Teacher training
Educational Psychology Discipline - CFP UFCG
Sociohistorical psychology
Mediation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38811
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MONITORIA COMO POTENCIALIZADORA DA FORMAÇÃO DOCENTE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfA monitoria como potencializadora da formação docente: um relato de experiência. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017345.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.