Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38811
Title: | A monitoria como potencializadora da formação docente: um relato de experiência. |
Other Titles: | Monitoring as an enhancer of teacher training: an experience report. |
???metadata.dc.creator???: | ALVES, George Dias. TAVARES, Cintia Baião Barros. LOPES, Graziela Ribeiro. BARBOSA, João Paulo da Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FERNANDES, Juliane de Sousa. |
Keywords: | Relato de experiência;Monitoria acadêmica;Formação de professores;Formação docente;Disciplina Psicologia da Educação - CFP UFCG;Psicologia sociohistórica;Mediação;Experience report;Academic monitoring;Teacher training;Educational Psychology Discipline - CFP UFCG;Sociohistorical psychology;Mediation |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALVES, George Dias; TAVARES, Cintia Baião Barros; LOPES, Graziela Ribeiro; BARBOSA, João Paulo da Silva; FERNANDES, Juliane de Sousa. A monitoria como potencializadora da formação docente: um relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38811 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente estudo objetiva analisar as concepções dos discentes monitores da disciplina de Psicologia da Educação adquiridas através da prática da monitoria a luz da psicologia sócio histórica. Para tanto, observou-se por meio da descrição das experiências vivenciadas a partir da construção do conhecimento empírico, teórico e científico através da mediação de discussões e vivências na prática da monitoria, as contribuições que esse referido projeto oportuniza a formação do futuro profissional docente. Dessa forma, foram analisados relatos de experiências de quatro discentes monitores da disciplina supracitada que foi ministrada na UFCG/ CFP/ UAE/ Campus Cajazeiras-PB, com o intuito de explorar fatores coincidentes e não coincidentes que contribuíram para o desenvolvimento destes sujeitos que estão inseridos no ciclo educacional. Percebeu-se que o monitor-discente atua como mediador do conhecimento. A experiência da monitoria possibilita um olhar mais abrangente sobre o ciclo educacional, a realidade da sua atividade e desafios que possivelmente irá encontrar durante o processo de formação e atuação do trabalho docente. |
Keywords: | Relato de experiência Monitoria acadêmica Formação de professores Formação docente Disciplina Psicologia da Educação - CFP UFCG Psicologia sociohistórica Mediação Experience report Academic monitoring Teacher training Educational Psychology Discipline - CFP UFCG Sociohistorical psychology Mediation |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38811 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A MONITORIA COMO POTENCIALIZADORA DA FORMAÇÃO DOCENTE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | A monitoria como potencializadora da formação docente: um relato de experiência. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 345.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.