Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38811
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | FERNANDES, Juliane de Sousa. | - |
dc.description.resumo | O presente estudo objetiva analisar as concepções dos discentes monitores da disciplina de Psicologia da Educação adquiridas através da prática da monitoria a luz da psicologia sócio histórica. Para tanto, observou-se por meio da descrição das experiências vivenciadas a partir da construção do conhecimento empírico, teórico e científico através da mediação de discussões e vivências na prática da monitoria, as contribuições que esse referido projeto oportuniza a formação do futuro profissional docente. Dessa forma, foram analisados relatos de experiências de quatro discentes monitores da disciplina supracitada que foi ministrada na UFCG/ CFP/ UAE/ Campus Cajazeiras-PB, com o intuito de explorar fatores coincidentes e não coincidentes que contribuíram para o desenvolvimento destes sujeitos que estão inseridos no ciclo educacional. Percebeu-se que o monitor-discente atua como mediador do conhecimento. A experiência da monitoria possibilita um olhar mais abrangente sobre o ciclo educacional, a realidade da sua atividade e desafios que possivelmente irá encontrar durante o processo de formação e atuação do trabalho docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | A monitoria como potencializadora da formação docente: um relato de experiência. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38811 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T18:48:24Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01 | - |
dc.date.available | 2024-11-01T18:48:24Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject | Monitoria acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Psicologia da Educação - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Psicologia sociohistórica | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Experience report | pt_BR |
dc.subject | Academic monitoring | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Educational Psychology Discipline - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Sociohistorical psychology | pt_BR |
dc.subject | Mediation | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALVES, George Dias. | - |
dc.creator | TAVARES, Cintia Baião Barros. | - |
dc.creator | LOPES, Graziela Ribeiro. | - |
dc.creator | BARBOSA, João Paulo da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Monitoring as an enhancer of teacher training: an experience report. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALVES, George Dias; TAVARES, Cintia Baião Barros; LOPES, Graziela Ribeiro; BARBOSA, João Paulo da Silva; FERNANDES, Juliane de Sousa. A monitoria como potencializadora da formação docente: um relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38811 | pt_BR |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A MONITORIA COMO POTENCIALIZADORA DA FORMAÇÃO DOCENTE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | A monitoria como potencializadora da formação docente: um relato de experiência. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 345.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.