Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38808
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | RIBEIRO, G. O. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7649899192346360 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | TORRES, Denise Xavier. | - |
dc.contributor.advisor1ID | TORRES, D. X. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | RODRIGUES , Melânia Mendonça. | - |
dc.contributor.referee2 | MELO, Maria Júlia Carvalho. | - |
dc.description.resumo | Trata a presente dissertação de uma pesquisa no âmbito da Linha 1: História, Política e Gestão Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Tem como objeto a privatização de novo tipo na formação continuada de professores, desenvolvida pelo Programa Educar pra Valer (EpV) no município de João Pessoa/PB. A pesquisa foi orientada pela seguinte pergunta norteadora: Como se expressa a privatização de novo tipo no Acordo de Cooperação, no Plano de Trabalho e no Plano anual de formação continuada e em serviço de professores do município de João Pessoa/PB, desenvolvido pelo Programa Educar pra Valer? Nessa direção, pauta-se pelo objetivo geral: analisar a privatização de novo tipo na educação pública municipal de João Pessoa-PB, com foco na formação continuada de professores desenvolvida pelo Programa EpV. Para tanto, temos como objetivos específicos mediadores da pesquisa: (i) contextualizar a contrarreforma do Estado brasileiro e a política de formação continuada de professores; (ii) identificar os principais aspectos e princípios da privatização de novo tipo na formação continuada do Programa Educar pra Valer; (iii) investigar as mediações para efetivação da privatização de novo tipo na formação continuada de professores da rede municipal de João Pessoa e, (iv) analisar as concepções de professor e a perspectiva de formação presentes nos documentos norteadores do Programa Educar pra Valer. A análise do objeto ancora-se no aporte teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético com as categorias de análise totalidade, historicidade, contradição e mediação e, como mediadores das análises, os conceitos de privatização de novo tipo, formação continuada de professores e hegemonia. Para análise dos dados obtidos, adotou-se a análise de conteúdo (Bardin, 2021) assentada na análise temática. A análise dos documentos apresentou, como resultado, duas novas categorias, a saber: privatização e papel do professor. A privatização é possível graças às mediações políticas legais, tanto no nível macro como também no nível micro, isto é, formulação de leis federais, estaduais e municipais. A segunda categoria é o papel do professor dentro do Programa Educar pra Valer. A formação continuada do EpV é baseada na epistemologia da prática, e a atuação do professor é prático-reflexiva. Outro aspecto encontrado nas análises sobre o papel do professor descrito nos documentos norteadores é a noção de que o professor é um instrumento, um objeto para o alcance das metas impostas pelo Programa ao município. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | A privatização de novo tipo na formação continuada dos professores da rede municipal de João Pessoa: o Programa “Educar para Valer” | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-04-04 | - |
dc.description.abstract | This dissertation deals with research within the scope of Line 1: Educational History, Policy and Management, of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Campina Grande (PPGEd/UFCG). Its purpose is the privatization of a new type of continuing teacher training, developed by the Educar pra Valer Program (EpV) in the municipality of João Pessoa/PB. The research was guided by the following guiding question: How is the new type of privatization expressed in the Cooperation Agreement, the Work Plan and the annual Plan for continuing and in-service training for teachers in the municipality of João Pessoa/PB, developed by the Educar pra Valer program? In this direction, it is guided by the general objective: to analyze the new type of privatization in municipal public education in João Pessoa-PB, with a focus on the continued training of teachers developed by the EpV Program. To this end, we have the following specific research mediating objectives: (i) contextualize the counter-reform of the Brazilian State and the continuing teacher training policy; (ii) identify the main aspects and principles of new type privatization in the continued formation of the Educar pra Valer Program; (iii) investigate the mediations to implement a new type of privatization in the continuing education of teachers in the municipal network of João Pessoa and, (iv) analyze the conceptions of teachers and the training perspective present in the guiding documents of the Educar pra Valer Program. The analysis of the object is anchored in the theoretical methodological contribution of historical-dialectical materialism with the analysis categories totality, historicity, contradiction and mediation and, as mediators of the analyses, the concepts of new type privatization, continued teacher training and hegemony. To analyze the data obtained, content analysis (Bardin, 2021) was adopted based on thematic analysis. The analysis of the documents presented, as a result, two new categories, namely: privatization and the role of the teacher. Privatization is possible thanks to legal political mediations, both at the macro and micro levels, that is, the formulation of federal, state and municipal laws. The second category is the role of the teacher within the Educar pra Valer Program.EpV's continued training is based on the epistemology of practice, and the teacher's role is practical-reflective. Another aspect found in the analyzes of the role of the teacher described in the guiding documents is the notion that the teacher is an instrument, an object for achieving the goals imposed by the Program on the municipality. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38808 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T18:08:26Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01 | - |
dc.date.available | 2024-11-01T18:08:26Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Privatização de novo tipo | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Programa Educar pra Valer | pt_BR |
dc.subject | Política e gestão educacionais | pt_BR |
dc.subject | New type privatization | pt_BR |
dc.subject | Continuing teacher training | pt_BR |
dc.subject | Educar para Valer Program | pt_BR |
dc.subject | Educational policy and management | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | RIBEIRO, Gilvânia Oliveira de Carvalho. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The privatization of a new type in the continued training of teachers in the municipal network of João Pessoa: the “Educar para Valer” Program. | pt_BR |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Gilvânia Oliveira de Carvalho. A privatização de novo tipo na formação continuada dos professores da rede municipal de João Pessoa: o Programa “Educar para Valer”. 2024. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GILVÂNIA OLIVEIRA DE CARVALHO RIBEIRO – DISSERTAÇÃO (PPGED) 2024.pdf | 5.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.