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dc.creator.IDARAUJO, I. V. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3970800786026666pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAUJO, Taciana Lima.-
dc.contributor.advisor1IDARAUJO, T. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1669470706106346pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PANET, Miriam de Farias.-
dc.contributor.advisor-co1IDPANET, Miriam de Fariaspt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5425360948252283pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Fúlvio Teixeira de Barros.-
dc.contributor.referee1IDPEREIRA, Fúlvio Teixeira de Barros.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8227634952048103pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar as condições de acessibilidade no Campus Sede da Universidade Federal de Campina Grande, de modo a abordar a importância do acesso nos espaços públicos de ensino, considerando o que a Constituição Brasileira garante: o direito à educação para todos. Embora a Lei n.º 10.098/2000 tenha estabelecido diretrizes para a promoção da acessibilidade, a realidade ainda demonstra que muitas instituições de ensino superior não atendem a essa necessidade, especialmente para Pessoas com Deficiência (PcD) e com Mobilidade Reduzida (PMR). Com o auxílio do conceito de Desenho Universal, que visa a inclusão e autonomia de todos, o estudo busca compreender a atual situação da acessibilidade nos percursos entre os Setores A e C do campus, por se tratar de uma área com dificuldade de acesso e infraestrutura precária, quando comparada a outros setores. Utilizando métodos de Avaliação Pós-Ocupação (APO), como questionários e observações, além de revisão bibliográfica e coleta de dados quantitativos, o trabalho identifica as principais problemáticas existentes nos percursos apresentados. Os resultados obtidos mostram uma gama de problemas encontrados em relação à adaptação do espaço quanto à acessibilidade, sendo resumidos em Quadros e Mapas de Diagnósticos e Recomendações (QDRs e MDRs), visando ressaltar a importância da aplicação das normas de acessibilidade nos espaços públicos de ensino. Espera-se que as recomendações elaboradas sirvam como um guia de avaliação, com o intuito de incentivar uma reestruturação de parte do campus, promovendo um ambiente mais acessível e inclusivo, além de reforçar a importância da discussão sobre este tema dentro do ambiente acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.titleAcessibilidade no campus sede UFCG: diagnósticos e recomendações.pt_BR
dc.date.issued2024-10-25-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the accessibility conditions at the Main Campus of the Federal University of Campina Grande, addressing the importance of access in public educational spaces, considering what the Brazilian Constitution guarantees: the right to education for all. Although Law N. 10.098/2000 established guidelines for promoting accessibility, the reality still shows that many higher education institutions do not meet this need, especially for People with Disabilities (PwD) and those with Reduced Mobility (RM). With the aid of the Universal Design concept, which aims for the inclusion and autonomy of all, the study seeks to understand the current state of accessibility in the pathways between Sectors A and C of the campus, as this area has accessibility challenges and inadequate infrastructure compared to other sectors. Using Post-Occupancy Evaluation (POE) methods, such as questionnaires and observations, as well as bibliographic review and quantitative data collection, the work identifies the main existing issues in the presented pathways. The results obtained show a range of problems encountered regarding the adaptation of space in terms of accessibility, summarized in Diagnosis and Recommendation Tables and Maps, aimed at highlighting the importance of applying accessibility standards in public educational spaces. It is expected that the recommendations formulated Will serve as a guide for evaluation, intending to encourage a restructuring of part of the campus, promoting a more accessible and inclusive environment, as well as reinforcing the importance of discussing this topic within the academic environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38757-
dc.date.accessioned2024-10-30T13:06:59Z-
dc.date.available2024-10-30-
dc.date.available2024-10-30T13:06:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAcessibilidade – Universidadept_BR
dc.subjectAcessibilidade em Instituição de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectAvaliação Pós-Ocupação (APO)pt_BR
dc.subjectAccessibility – Universitypt_BR
dc.subjectAccessibility in Higher Education Institutionspt_BR
dc.subjectPost-Occupancy Assessment (POA)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAUJO, Ingrid Vitória Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAccessibility on the UFCG main campus: diagnostics and recommendations.pt_BR
dc.identifier.citationARAUJO, Ingrid Vitória Pereira. Acessibilidade no campus sede UFCG: diagnósticos e recomendações. 2024. 133 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

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INGRID VITÓRIA PEREIRA ARAUJO-MONOGRAFIA-ARQUITETURA E URBANISMO-CTRN (2024).pdf12.96 MBAdobe PDFView/Open


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