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Title: Relevância da produção de gêneros textuais acadêmicos na formação do discente.
Other Titles: Relevance of the production of academic textual genres in student education.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Sizanete da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
Keywords: Gêneros textuais;Produção textual - universidade;Formação discente;Textos - produção - educação superior;Educação superior - gêneros textuais;Textual genres;Textual production - university;Student training;Texts - production - higher education;Higher education - textual genres
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Sizanete da Silva; OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. Relevância da produção de gêneros textuais acadêmicos na formação do discente. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38739
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho consiste num estudo acerca da relevância da produção textual na universidade a partir dos gêneros textuais acadêmicos comumente trabalhados no ensino superior. Partimos das seguintes questões: se um aluno iniciante geralmente desconhece os gêneros específicos da academia, que dificuldades ele sentirá ao se deparar com os mesmos? Como superar a situação e aumentar as possibilidades de se tornar um pesquisador e não apenas um repetidor de ideias ou um sujeito passivo? Pretendemos, dessa forma, descrever a importância da produção de gêneros textuais na universidade. Para isso, buscamos compreender as principais dificuldades dos discentes que ingressam no ensino superior, considerando a prática no projeto de monitoria e classificar os gêneros textuais mais utilizados na academia. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Marcuschi (2008), procurando compreender a noção de gêneros textuais, para que possamos inferir sua importância no ensino, nesse caso, o superior. Para entender como se dá a produção textual na universidade e quais os gêneros mais trabalhados, adotamos as ideias de Motta-Roth & Hendges (2010). Do ponto de vista teórico-metodológico, esta pesquisa é qualitativa e de cunho bibliográfico. Com essa investigação, constatamos que os alunos iniciantes na graduação apresentam um nível considerável de dificuldade quanto à redação de gêneros textuais, isso porque vêm desde o ensino básico com um déficit de leitura e escrita, sem falar no desconhecimento dos gêneros utilizados na universidade. Percebemos que, para melhor produzir, é preciso que o discente não só organize sua rotina de estudos, mas ainda fique atento à importância de tornar sua produção pública, para que outros tenham acesso à sua pesquisa, pois o universitário é, acima de tudo, um pesquisador. Concluímos, então, que a produção textual de gêneros acadêmicos é importante não só para o desenvolvimento intelectual do aluno, mas ainda para a formação de um sujeito pesquisador.
Keywords: Gêneros textuais
Produção textual - universidade
Formação discente
Textos - produção - educação superior
Educação superior - gêneros textuais
Textual genres
Textual production - university
Student training
Texts - production - higher education
Higher education - textual genres
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38739
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 2 - Linguagens e Códigos - Comunicações Orais

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RELEVÂNCIA DA PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfRelevância da produção de gêneros textuais acadêmicos na formação do discente. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016.331.84 kBAdobe PDFView/Open


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