Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38739
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. | - |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste num estudo acerca da relevância da produção textual na universidade a partir dos gêneros textuais acadêmicos comumente trabalhados no ensino superior. Partimos das seguintes questões: se um aluno iniciante geralmente desconhece os gêneros específicos da academia, que dificuldades ele sentirá ao se deparar com os mesmos? Como superar a situação e aumentar as possibilidades de se tornar um pesquisador e não apenas um repetidor de ideias ou um sujeito passivo? Pretendemos, dessa forma, descrever a importância da produção de gêneros textuais na universidade. Para isso, buscamos compreender as principais dificuldades dos discentes que ingressam no ensino superior, considerando a prática no projeto de monitoria e classificar os gêneros textuais mais utilizados na academia. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Marcuschi (2008), procurando compreender a noção de gêneros textuais, para que possamos inferir sua importância no ensino, nesse caso, o superior. Para entender como se dá a produção textual na universidade e quais os gêneros mais trabalhados, adotamos as ideias de Motta-Roth & Hendges (2010). Do ponto de vista teórico-metodológico, esta pesquisa é qualitativa e de cunho bibliográfico. Com essa investigação, constatamos que os alunos iniciantes na graduação apresentam um nível considerável de dificuldade quanto à redação de gêneros textuais, isso porque vêm desde o ensino básico com um déficit de leitura e escrita, sem falar no desconhecimento dos gêneros utilizados na universidade. Percebemos que, para melhor produzir, é preciso que o discente não só organize sua rotina de estudos, mas ainda fique atento à importância de tornar sua produção pública, para que outros tenham acesso à sua pesquisa, pois o universitário é, acima de tudo, um pesquisador. Concluímos, então, que a produção textual de gêneros acadêmicos é importante não só para o desenvolvimento intelectual do aluno, mas ainda para a formação de um sujeito pesquisador. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Relevância da produção de gêneros textuais acadêmicos na formação do discente. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38739 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T12:23:55Z | - |
dc.date.available | 2024-10-29 | - |
dc.date.available | 2024-10-29T12:23:55Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Produção textual - universidade | pt_BR |
dc.subject | Formação discente | pt_BR |
dc.subject | Textos - produção - educação superior | pt_BR |
dc.subject | Educação superior - gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Textual genres | pt_BR |
dc.subject | Textual production - university | pt_BR |
dc.subject | Student training | pt_BR |
dc.subject | Texts - production - higher education | pt_BR |
dc.subject | Higher education - textual genres | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Sizanete da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Relevance of the production of academic textual genres in student education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Sizanete da Silva; OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. Relevância da produção de gêneros textuais acadêmicos na formação do discente. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38739 | pt_BR |
Appears in Collections: | 2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 2 - Linguagens e Códigos - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RELEVÂNCIA DA PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdf | Relevância da produção de gêneros textuais acadêmicos na formação do discente. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016. | 331.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.