Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38735
Title: | A libras no contexto de formação de professores. |
Other Titles: | Libras in the context of teacher training. |
???metadata.dc.creator???: | RODRIGUES, Andressa da Costa. COSTA, Edinardo Nogueira. VENCESLAU JUNIOR, Geraldo. |
Keywords: | Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS;LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais;Formação de professores;Inclusão;Educação inclusiva;Estudo de percepção;Disciplina de Língua Brasileira de Sinais - CFP UFCG;Brazilian Sign Language - LIBRAS;LIBRAS - Brazilian Sign Language;Teacher training;Inclusion;Inclusive education;Perception study;Brazilian Sign Language Discipline - CFP UFCG |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | RODRIGUES, Andressa da Costa; COSTA, Edinardo Nogueira; VENCESLAU JUNIOR, Geraldo. A libras no contexto de formação de professores. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38735 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Resumo Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar as diferentes percepções sobre a disciplina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no currículo dos cursos de formação de professores do CFP/UFCG, através de depoimentos dos graduandos realizados em diversas turmas de diversos cursos de licenciaturas deste centro, através de questionários contendo variadas indagações sobre a importância da Libras no processo de formação de profissionais da educação. Inicialmente aplicou-se o questionário a turmas que já havia ou estavam cursando a disciplina, logo após realizou-se a aplicação com as demais turmas que ainda não tiveram contato com a disciplina na formação. Os dados foram obtidos através de um questionário composto por 03 perguntas, subdivididas em dois temas, que compreenderam questões referentes à Disciplina de Libras como ferramenta de inclusão e a Libras como mecanismo de formação docente. Os principais resultados da análise dos dados compreendem as considerações dos graduandos dos cursos de licenciatura acerca da obrigatoriedade da disciplina em seu curso, da importância do professor surdo como docente de Libras, dos conteúdos da disciplina e dos saberes necessários à futura atuação com alunos surdos. |
Keywords: | Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais Formação de professores Inclusão Educação inclusiva Estudo de percepção Disciplina de Língua Brasileira de Sinais - CFP UFCG Brazilian Sign Language - LIBRAS LIBRAS - Brazilian Sign Language Teacher training Inclusion Inclusive education Perception study Brazilian Sign Language Discipline - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38735 |
Appears in Collections: | 2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 2 - Linguagens e Códigos - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A LIBRAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdf | A libras no contexto de formação de professores. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016 | 204.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.