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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38730
Title: | Structural ambiguity in syntactic phrases construction. |
Other Titles: | Ambiguidade estrutural na construção de frases sintáticas. |
???metadata.dc.creator???: | FARIAS, Ezequiel Lucena de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SANTOS, Cleydstone Chaves dos. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | BRANCO, Sinara de Oliveira. |
Keywords: | Ambiguidade Estrutural;Constituência Sintática;Sintaxe;Structural Ambiguity;Syntactic Constituency;Syntax |
Issue Date: | 22-Jun-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FARIAS, Ezequiel Lucena de. Structural ambiguity in syntactic phrases construction. 2023. 70 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Inglesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38730 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Num mundo onde informação e comunicação confiável são cruciais, uma mensagem clara e não ambígua é de extrema importância. Sintagmas e orações são essenciais para comunicação escrita e falada. A sintaxe da Língua Inglesa pertencente à micro linguística no campo da linguística, estuda a estrutura de sintagmas e orações (BURTON-ROBERTS, 2016). Neste cenário, este estudo aborda a questão da Ambiguidade Estrutural na Construção Sintática de Sintagmas, considerando que “Ambiguidade estrutural, ocorre quando o significado das palavras componentes pode ser combinado em mais de uma forma (O’Grady et al. 1997)5” (SIMATUPANG, 2007, p. 100). Duas abordagens são consideradas ao lidar com ambiguidade estrutural (AE), a saber: Simatupang (2007) e Taghiyev (2018), a fim de entender: 1 – Quais estruturas sintáticas, além de sintagmas preposicionais, tendem a serem mais susceptíveis à ambiguidade estrutural nos contextos de Inglês escrito e falado? e 2 – Como a constituência sintagmática pode auxiliar a predizer a ambiguidade estrutural no Inglês escrito e falado? Para responder a essas questões, foi seguida a abordagem de Burton-Roberts (2016) em relação à estrutura dos sintagmas; um contraste entre características do Inglês falado versus escrito foi feito de acordo com Simatupang (2007) e Taghiyev (2018), seguido pelas conceitualizações de ambiguidade estrutural dadas pelos autores; árvores sintáticas foram utilizadas como ferramenta para contrastar as possíveis soluções de AE. A análise dos resultados confirma a susceptibilidade de sintagmas preposicionais, verbais e nominais, em ordem decrescente de ocorrência, à AE em contextos de Inglês escrito e falado. A constituência sintagmática teve um papel fundamental na identificação de AE em orações coordenadas e afirmativas. Isto também permitiu desambiguar a oração, no modo escrito. O uso de dispositivos suprassegmentais tais como contraste de pronúncia, pausa e nível de entonação foi essencial para desambiguar orações na modalidade do Inglês falado. Por último, mas não menos importante, decidir à qual constituinte um sintagma pertence foi decisivo na desambiguação de uma sentença. A importância dos resultados foi destacada em cenários de comunicação; em contextos de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) para professores em formação quanto ao entendimento e solução de ambiguidade estrutural, também na aplicação deste conhecimento em campo. |
Abstract: | In a world where information and reliable communications are crucial, a clear unambiguous message is of utmost importance. Phrases and sentences are essential for written and spoken communication. English syntax as part of microlinguistics as a branch of linguistics, studies phrases and sentence structure (BURTON-ROBERTS, 2016). In this scenario, this study takes on the issue of Structural Ambiguity in Syntactical Phrases Construction, considering that “Structural ambiguity, occurs when the meaning of the component words can be combined in more than one way (O’Grady et al. 1997)” (SIMATUPANG, 2007, p. 100). Two approaches in dealing with structural ambiguity (SA) are considered, namely: Simatupang (2007) and Taghiyev (2018), in order to understand: 1 – Which syntactic structures, aside from prepositional phrases, tend to be susceptible to structural ambiguity in written and spoken English contexts?; and 2 – How can constituency help to predict structural ambiguity in written and spoken English? To answer these questions it was followed the approach by Burton-Roberts (2016) in relation to structure of phrases; a contrast of written versus spoken English features, according to Simatupang (2007) and Taghiyev (2018) was made, followed by their conceptualization of structural ambiguity; syntactical trees were used as support for contrasting the possible solutions of SA. The analysis of the results confirms that prepositional phrases are highly susceptible to SA in written and spoken English contexts, and aside from that, nominal phrases and verb phrases, in a decreasing order of occurrence. Constituency played a key role in identifying multiple subjacent structures in a sentence, what characterize SA. It also allowed to disambiguate the sentence, either by the movement of the constituents, or by addition of new phrases in the sentence for the written mode. The use of supra-segmental devices such as contrastive stress, pause, and tone level was essential to disambiguate sentences in the spoken English mode. Last but not least, deciding which constituent a syntagma belongs to was decisive in disambiguating a sentence. The importance of the results was highlighted in communication scenarios; in EFL contexts for teachers-to-be, in understanding and solving structural ambiguity, also in applying this knowledge in the field. |
Keywords: | Ambiguidade Estrutural Constituência Sintática Sintaxe Structural Ambiguity Syntactic Constituency Syntax |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Letras |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38730 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH |
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EZEQUIEL LUCENA DE FARIAS-MONOGRAFIA-CH-LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA INGLESA (2023).pdf | 784.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
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