Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38722
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II compõe o programa curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras. São notórias algumas dificuldades de aprendizado dos alunos em relação a esta disciplina, especialmente sobre vacinas. O estudante monitor deve estar ciente desses problemas, para que possa desenvolver metodologias com o intuito de minimizar ou sanar tal dificuldade. Neste contexto, a monitoria acadêmica surge como uma grande aliada, pois, permite uma primeira vivência como professor ou orientador. Este trabalho foi desenvolvido tendo por objetivo avaliar a relevância da monitoria acadêmica na disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II, no período de 2015.1 e 2015.2, para a formação do aluno-monitor. Trata-se de um estudo transversal, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Durante as monitorias realizou-se discussões, revisões, práticas em laboratório e comunidade, mostrando aos discentes a metodologia correta para a administração do agente imunizante, executaram-se ainda atividades práticas com calendário vacinal, como também a organização da geladeira, além disso, pode-se destacar as práticas de prevenção do câncer do colo do útero e hiperdia, executadas junto à unidade de saúde e comunidade. É possível concluir que as atividades de monitoria acadêmica proporcionaram uma experiência inigualável, permitindo um maior contato entre monitor-aluno e monitor professor para com a disciplina, cumprindo as metas estabelecidas, o que possibilitou retorno aos envolvidos, fornecendo ainda subsídios para futuras ações e desenvolvimento de estratégias para uma melhor formação desses alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA importância da monitoria em Saúde Coletiva II no processo de ensino-aprendizagem para formação do aluno-monitor: uma análise dos períodos 2015.1 e 2015.2.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38722-
dc.date.accessioned2024-10-25T18:13:38Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2024-10-25T18:13:38Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMonitoria em saúde coletivapt_BR
dc.subjectSaúde coletiva - monitoriapt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectCurso de Enfermagem - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectDisciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectFormação docente - Enfermagempt_BR
dc.subjectMonitoring in public healthpt_BR
dc.subjectPublic health - monitoringpt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectNursing Course - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectDiscipline Nursing in Public Health II - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectTeacher training - Nursingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIANA, Francisco Demóstenes Abrantes.-
dc.creatorSOUZA, Francisca Maria Barbosa de.-
dc.creatorABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of monitoring in Public Health II in the teaching-learning process for training the student-monitor: an analysis of the periods 2015.1 and 2015.2.pt_BR
dc.identifier.citationVIANA, Francisco Demóstenes Abrantes; SOUZA, Francisca Maria Barbosa de; ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de. A importância da monitoria em Saúde Coletiva II no processo de ensino-aprendizagem para formação do aluno-monitor: uma análise dos períodos 2015.1 e 2015.2. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38722pt_BR
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Painéis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA EM SAÚDE COLETIVA II - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfA importância da monitoria em Saúde Coletiva II no processo de ensino-aprendizagem para formação do aluno-monitor: uma análise dos períodos 2015.1 e 2015.2. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016194.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.