Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38709
Title: | Abordagem das experiências vivenciadas no programa de monitoria no CFP/UFCG, na disciplina de geologia geral. |
Other Titles: | Approach to experiences lived in the monitoring program at CFP/UFCG, in the general geology discipline. |
???metadata.dc.creator???: | MORAIS, Klynsmann Herbert de Carvalho. LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves. |
Keywords: | Geologia geral - monitoria;Programa de monitoria - CFP UFCG;Monitoria acadêmica;Disciplina Geologia Geral - CFP UFCG;General Geology - Tutoring;Tutoring Program - CFP UFCG;Academic Tutoring;General Geology Subject - CFP UFCG |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MORAIS, Klynsmann Herbert de Carvalho; LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves. Abordagem das experiências vivenciadas no programa de monitoria no CFP/UFCG, na disciplina de geologia geral. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38709 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências adquiridas no Programa de Monitoria do CFP/UFCG, na disciplina de Geologia Geral no 2° período letivo do ano de 2015.2, noturno, do curso de Licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). Onde será elencado no decorrer trabalho deste algumas atividades desenvolvidas pela Professora orientadora Jacqueline Pires Gonçalves Lustosa, durante o então semestre letivo, para assim obter mais conhecimento da geologia da terra e poder transmitir o conhecimento adquirido para outras pessoas. A referida disciplina foi ofertada com uma carga horária de 75 horas aulas e 05 créditos. A monitoria foi desenvolvida por dois monitores bolsistas. As aulas foram expositivas, com avaliação dos assuntos estudados, realização de um estudo de campo e atividades práticas relacionadas aos conteúdos da disciplina. Para a avaliação foi considerada a frequência e o desempenho dos educandos nos exercícios propostos. Verificando- se assim, que é um momento de aprendizagem mútua, pois entende- se que o aluno quando monitor tenha apresentado bom desempenho e que está preparada para auxiliar o Docente em atividades que possa vir a desenvolver em sala de aula. Possibilitando assim unir, a teoria e a prática, itens esses de fundamental importância na formação docente do futuro professor. Como metodologia escolhida para as aulas, baseou- se no método discursivo expositivo dialogado, ou seja, construtivista. Havendo por tanto, reuniões de estudo para tirar dúvidas, como também auxiliar nas apresentações de seminários e construção dos relatórios de trabalho de campo. Além de atividades referentes à revisão dos textos, visando assim um melhor conhecimento da disciplina de geologia. |
Keywords: | Geologia geral - monitoria Programa de monitoria - CFP UFCG Monitoria acadêmica Disciplina Geologia Geral - CFP UFCG General Geology - Tutoring Tutoring Program - CFP UFCG Academic Tutoring General Geology Subject - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38709 |
Appears in Collections: | 2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ABORDAGEM DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdf | Abordagem das experiências vivenciadas no programa de monitoria no CFP/UFCG, na disciplina de geologia geral. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016. | 164.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.