Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38673
Title: | O ensino de Filosofia: abrindo caminhos para a desconstrução do preconceito. |
Other Titles: | Teaching Philosophy: opening paths to deconstruct prejudice. |
???metadata.dc.creator???: | CEZÁRIO, Danilo de Sousa. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | DIONIZIO NETO, Manoel. |
Keywords: | Ensino de Filosofia;Filosofia - ensino;Filosofia e preconceito;Filosofia na sala de aula;Teaching Philosophy;Philosophy - teaching;Philosophy and prejudice;Philosophy in the classroom |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CEZÁRIO, Danilo de Sousa; DIONIZIO NETO, Manoel. O ensino de filosofia: abrindo caminhos para a desconstrução do preconceito. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38673 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Propomos a desconstrução do discurso comum de que a Filosofia não serve para nada, caracterizada como um saber para "loucos", não sendo tomada como uma disciplina curricular importante, tanto por parte dos alunos, quanto por alguns gestores e professores de outras áreas do saber. Por isso, tem se tornando um saber estigmatizado por essa marginalidade, não sendo objeto de estudo obrigatório para os vestibulares e os demais processos seletivos. Através de círculos de leitura, palestras e diálogos em sala de aula com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, coletamos as impressões dos estudantes sobre a importância da Filosofia para o ensino e o cotidiano, e propusemos oficinas de leitura para que houvesse troca de conhecimentos. Instigamos assim os estudantes a reelaborar a sua concepção de Filosofia como disciplina e a desenvolver seu espírito crítico sobre o mundo. |
Keywords: | Ensino de Filosofia Filosofia - ensino Filosofia e preconceito Filosofia na sala de aula Teaching Philosophy Philosophy - teaching Philosophy and prejudice Philosophy in the classroom |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38673 |
Appears in Collections: | 1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DE FILOSOFIA - ABRINDO CAMINHOS - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdf | O ensino de Filosofia: abrindo caminhos para a desconstrução do preconceito. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009 | 392.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.