Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38673
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1DIONIZIO NETO, Manoel.-
dc.description.resumoPropomos a desconstrução do discurso comum de que a Filosofia não serve para nada, caracterizada como um saber para "loucos", não sendo tomada como uma disciplina curricular importante, tanto por parte dos alunos, quanto por alguns gestores e professores de outras áreas do saber. Por isso, tem se tornando um saber estigmatizado por essa marginalidade, não sendo objeto de estudo obrigatório para os vestibulares e os demais processos seletivos. Através de círculos de leitura, palestras e diálogos em sala de aula com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, coletamos as impressões dos estudantes sobre a importância da Filosofia para o ensino e o cotidiano, e propusemos oficinas de leitura para que houvesse troca de conhecimentos. Instigamos assim os estudantes a reelaborar a sua concepção de Filosofia como disciplina e a desenvolver seu espírito crítico sobre o mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleO ensino de Filosofia: abrindo caminhos para a desconstrução do preconceito.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38673-
dc.date.accessioned2024-10-23T12:46:05Z-
dc.date.available2024-10-23-
dc.date.available2024-10-23T12:46:05Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia - ensinopt_BR
dc.subjectFilosofia e preconceitopt_BR
dc.subjectFilosofia na sala de aulapt_BR
dc.subjectTeaching Philosophypt_BR
dc.subjectPhilosophy - teachingpt_BR
dc.subjectPhilosophy and prejudicept_BR
dc.subjectPhilosophy in the classroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCEZÁRIO, Danilo de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Philosophy: opening paths to deconstruct prejudice.pt_BR
dc.identifier.citationCEZÁRIO, Danilo de Sousa; DIONIZIO NETO, Manoel. O ensino de filosofia: abrindo caminhos para a desconstrução do preconceito. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38673pt_BR
Appears in Collections:1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO DE FILOSOFIA - ABRINDO CAMINHOS - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdfO ensino de Filosofia: abrindo caminhos para a desconstrução do preconceito. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009392.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.