Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38673
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | DIONIZIO NETO, Manoel. | - |
dc.description.resumo | Propomos a desconstrução do discurso comum de que a Filosofia não serve para nada, caracterizada como um saber para "loucos", não sendo tomada como uma disciplina curricular importante, tanto por parte dos alunos, quanto por alguns gestores e professores de outras áreas do saber. Por isso, tem se tornando um saber estigmatizado por essa marginalidade, não sendo objeto de estudo obrigatório para os vestibulares e os demais processos seletivos. Através de círculos de leitura, palestras e diálogos em sala de aula com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, coletamos as impressões dos estudantes sobre a importância da Filosofia para o ensino e o cotidiano, e propusemos oficinas de leitura para que houvesse troca de conhecimentos. Instigamos assim os estudantes a reelaborar a sua concepção de Filosofia como disciplina e a desenvolver seu espírito crítico sobre o mundo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | O ensino de Filosofia: abrindo caminhos para a desconstrução do preconceito. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38673 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T12:46:05Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23 | - |
dc.date.available | 2024-10-23T12:46:05Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - ensino | pt_BR |
dc.subject | Filosofia e preconceito | pt_BR |
dc.subject | Filosofia na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Teaching Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Philosophy - teaching | pt_BR |
dc.subject | Philosophy and prejudice | pt_BR |
dc.subject | Philosophy in the classroom | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CEZÁRIO, Danilo de Sousa. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching Philosophy: opening paths to deconstruct prejudice. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CEZÁRIO, Danilo de Sousa; DIONIZIO NETO, Manoel. O ensino de filosofia: abrindo caminhos para a desconstrução do preconceito. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38673 | pt_BR |
Appears in Collections: | 1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DE FILOSOFIA - ABRINDO CAMINHOS - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdf | O ensino de Filosofia: abrindo caminhos para a desconstrução do preconceito. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009 | 392.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.