Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38673
Title: O ensino de Filosofia: abrindo caminhos para a desconstrução do preconceito.
Other Titles: Teaching Philosophy: opening paths to deconstruct prejudice.
???metadata.dc.creator???: CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DIONIZIO NETO, Manoel.
Keywords: Ensino de Filosofia;Filosofia - ensino;Filosofia e preconceito;Filosofia na sala de aula;Teaching Philosophy;Philosophy - teaching;Philosophy and prejudice;Philosophy in the classroom
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CEZÁRIO, Danilo de Sousa; DIONIZIO NETO, Manoel. O ensino de filosofia: abrindo caminhos para a desconstrução do preconceito. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38673
???metadata.dc.description.resumo???: Propomos a desconstrução do discurso comum de que a Filosofia não serve para nada, caracterizada como um saber para "loucos", não sendo tomada como uma disciplina curricular importante, tanto por parte dos alunos, quanto por alguns gestores e professores de outras áreas do saber. Por isso, tem se tornando um saber estigmatizado por essa marginalidade, não sendo objeto de estudo obrigatório para os vestibulares e os demais processos seletivos. Através de círculos de leitura, palestras e diálogos em sala de aula com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, coletamos as impressões dos estudantes sobre a importância da Filosofia para o ensino e o cotidiano, e propusemos oficinas de leitura para que houvesse troca de conhecimentos. Instigamos assim os estudantes a reelaborar a sua concepção de Filosofia como disciplina e a desenvolver seu espírito crítico sobre o mundo.
Keywords: Ensino de Filosofia
Filosofia - ensino
Filosofia e preconceito
Filosofia na sala de aula
Teaching Philosophy
Philosophy - teaching
Philosophy and prejudice
Philosophy in the classroom
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38673
Appears in Collections:1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO DE FILOSOFIA - ABRINDO CAMINHOS - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdfO ensino de Filosofia: abrindo caminhos para a desconstrução do preconceito. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009392.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.