Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38672
Title: | A monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia. |
Other Titles: | Monitoring as a teaching-learning tool: an experience report of physiology student monitors. |
???metadata.dc.creator???: | ROQUE, Alana Vieira. SOARES, Perla Figueredo Carreiro. NÓBREGA, Thainar Machado Araújo. |
Keywords: | Monitoria;Formação docente - Enfermagem;Enfermagem - formação docente;Disciplina de fisiologia - monitores;Relato de experiência;Fisiologia - disciplina - monitores;Estudo observacional;Prática de monitoria;Tutoring;Teacher training - Nursing;Nursing - teacher training;Physiology - tutors;Experience report;Physiology - subject - tutors;Observational study;Tutoring practice |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ROQUE, Alana Vieira; SOARES, Perla Figueredo Carreiro; NÓBREGA, Thainar Machado Araújo; ASSIS, Luciana Moura de. A monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38672 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A monitoria é uma atividade da graduação que acompanha o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência das monitoras de fisiologia através de uma análise crítica a cerca da prática de monitoria na produção do ensino-aprendizagem. A metodologia fundamentou-se na reflexão crítica acerca do processo ensino-aprendizagem da monitoria de Fisiologia do curso de Enfermagem do CFP/UFCG, no período de 2009.1 e 2009.2. Trata-se de um estudo observacional do tipo qualitativo e descritivo. A prática da monitoria de Fisiologia auxiliou na melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, tornando a participação dos alunos mais efetiva; nota-se que essa prática tem efeito duradouro, pois estimula o discente a analisar e observar resultados empregando conhecimento teórico. Os alunos utilizaram a monitoria como recurso para sanar dúvidas, adquirir novos conhecimentos, discutir temas da disciplina e fonte de revisão dos conteúdos ministrados em sala. Portanto, a monitoria de Fisiologia contribui, significativamente, no processo ensino-aprendizagem, pois além de aprofundar os conhecimentos dos monitores acerca dos conteúdos específicos trabalhados, criou uma oportunidade para que os alunos que cursaram a disciplina tivessem um maior rendimento. |
Keywords: | Monitoria Formação docente - Enfermagem Enfermagem - formação docente Disciplina de fisiologia - monitores Relato de experiência Fisiologia - disciplina - monitores Estudo observacional Prática de monitoria Tutoring Teacher training - Nursing Nursing - teacher training Physiology - tutors Experience report Physiology - subject - tutors Observational study Tutoring practice |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. Enfermagem. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38672 |
Appears in Collections: | 1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdf | A monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009. | 495.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.