Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38672
Title: A monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia.
Other Titles: Monitoring as a teaching-learning tool: an experience report of physiology student monitors.
???metadata.dc.creator???: ROQUE, Alana Vieira.
SOARES, Perla Figueredo Carreiro.
NÓBREGA, Thainar Machado Araújo.
Keywords: Monitoria;Formação docente - Enfermagem;Enfermagem - formação docente;Disciplina de fisiologia - monitores;Relato de experiência;Fisiologia - disciplina - monitores;Estudo observacional;Prática de monitoria;Tutoring;Teacher training - Nursing;Nursing - teacher training;Physiology - tutors;Experience report;Physiology - subject - tutors;Observational study;Tutoring practice
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROQUE, Alana Vieira; SOARES, Perla Figueredo Carreiro; NÓBREGA, Thainar Machado Araújo; ASSIS, Luciana Moura de. A monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38672
???metadata.dc.description.resumo???: A monitoria é uma atividade da graduação que acompanha o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência das monitoras de fisiologia através de uma análise crítica a cerca da prática de monitoria na produção do ensino-aprendizagem. A metodologia fundamentou-se na reflexão crítica acerca do processo ensino-aprendizagem da monitoria de Fisiologia do curso de Enfermagem do CFP/UFCG, no período de 2009.1 e 2009.2. Trata-se de um estudo observacional do tipo qualitativo e descritivo. A prática da monitoria de Fisiologia auxiliou na melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, tornando a participação dos alunos mais efetiva; nota-se que essa prática tem efeito duradouro, pois estimula o discente a analisar e observar resultados empregando conhecimento teórico. Os alunos utilizaram a monitoria como recurso para sanar dúvidas, adquirir novos conhecimentos, discutir temas da disciplina e fonte de revisão dos conteúdos ministrados em sala. Portanto, a monitoria de Fisiologia contribui, significativamente, no processo ensino-aprendizagem, pois além de aprofundar os conhecimentos dos monitores acerca dos conteúdos específicos trabalhados, criou uma oportunidade para que os alunos que cursaram a disciplina tivessem um maior rendimento.
Keywords: Monitoria
Formação docente - Enfermagem
Enfermagem - formação docente
Disciplina de fisiologia - monitores
Relato de experiência
Fisiologia - disciplina - monitores
Estudo observacional
Prática de monitoria
Tutoring
Teacher training - Nursing
Nursing - teacher training
Physiology - tutors
Experience report
Physiology - subject - tutors
Observational study
Tutoring practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38672
Appears in Collections:1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdfA monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009.495.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.