Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38672
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A monitoria é uma atividade da graduação que acompanha o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência das monitoras de fisiologia através de uma análise crítica a cerca da prática de monitoria na produção do ensino-aprendizagem. A metodologia fundamentou-se na reflexão crítica acerca do processo ensino-aprendizagem da monitoria de Fisiologia do curso de Enfermagem do CFP/UFCG, no período de 2009.1 e 2009.2. Trata-se de um estudo observacional do tipo qualitativo e descritivo. A prática da monitoria de Fisiologia auxiliou na melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, tornando a participação dos alunos mais efetiva; nota-se que essa prática tem efeito duradouro, pois estimula o discente a analisar e observar resultados empregando conhecimento teórico. Os alunos utilizaram a monitoria como recurso para sanar dúvidas, adquirir novos conhecimentos, discutir temas da disciplina e fonte de revisão dos conteúdos ministrados em sala. Portanto, a monitoria de Fisiologia contribui, significativamente, no processo ensino-aprendizagem, pois além de aprofundar os conhecimentos dos monitores acerca dos conteúdos específicos trabalhados, criou uma oportunidade para que os alunos que cursaram a disciplina tivessem um maior rendimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Enfermagem. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | A monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38672 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T12:43:53Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23 | - |
dc.date.available | 2024-10-23T12:43:53Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Monitoria | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem - formação docente | pt_BR |
dc.subject | Disciplina de fisiologia - monitores | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject | Fisiologia - disciplina - monitores | pt_BR |
dc.subject | Estudo observacional | pt_BR |
dc.subject | Prática de monitoria | pt_BR |
dc.subject | Tutoring | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - Nursing | pt_BR |
dc.subject | Nursing - teacher training | pt_BR |
dc.subject | Physiology - tutors | pt_BR |
dc.subject | Experience report | pt_BR |
dc.subject | Physiology - subject - tutors | pt_BR |
dc.subject | Observational study | pt_BR |
dc.subject | Tutoring practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ROQUE, Alana Vieira. | - |
dc.creator | SOARES, Perla Figueredo Carreiro. | - |
dc.creator | NÓBREGA, Thainar Machado Araújo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Monitoring as a teaching-learning tool: an experience report of physiology student monitors. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ROQUE, Alana Vieira; SOARES, Perla Figueredo Carreiro; NÓBREGA, Thainar Machado Araújo; ASSIS, Luciana Moura de. A monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38672 | pt_BR |
Appears in Collections: | 1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdf | A monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009. | 495.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.