Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38672
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA monitoria é uma atividade da graduação que acompanha o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência das monitoras de fisiologia através de uma análise crítica a cerca da prática de monitoria na produção do ensino-aprendizagem. A metodologia fundamentou-se na reflexão crítica acerca do processo ensino-aprendizagem da monitoria de Fisiologia do curso de Enfermagem do CFP/UFCG, no período de 2009.1 e 2009.2. Trata-se de um estudo observacional do tipo qualitativo e descritivo. A prática da monitoria de Fisiologia auxiliou na melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, tornando a participação dos alunos mais efetiva; nota-se que essa prática tem efeito duradouro, pois estimula o discente a analisar e observar resultados empregando conhecimento teórico. Os alunos utilizaram a monitoria como recurso para sanar dúvidas, adquirir novos conhecimentos, discutir temas da disciplina e fonte de revisão dos conteúdos ministrados em sala. Portanto, a monitoria de Fisiologia contribui, significativamente, no processo ensino-aprendizagem, pois além de aprofundar os conhecimentos dos monitores acerca dos conteúdos específicos trabalhados, criou uma oportunidade para que os alunos que cursaram a disciplina tivessem um maior rendimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38672-
dc.date.accessioned2024-10-23T12:43:53Z-
dc.date.available2024-10-23-
dc.date.available2024-10-23T12:43:53Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectFormação docente - Enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem - formação docentept_BR
dc.subjectDisciplina de fisiologia - monitorespt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectFisiologia - disciplina - monitorespt_BR
dc.subjectEstudo observacionalpt_BR
dc.subjectPrática de monitoriapt_BR
dc.subjectTutoringpt_BR
dc.subjectTeacher training - Nursingpt_BR
dc.subjectNursing - teacher trainingpt_BR
dc.subjectPhysiology - tutorspt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectPhysiology - subject - tutorspt_BR
dc.subjectObservational studypt_BR
dc.subjectTutoring practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROQUE, Alana Vieira.-
dc.creatorSOARES, Perla Figueredo Carreiro.-
dc.creatorNÓBREGA, Thainar Machado Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMonitoring as a teaching-learning tool: an experience report of physiology student monitors.pt_BR
dc.identifier.citationROQUE, Alana Vieira; SOARES, Perla Figueredo Carreiro; NÓBREGA, Thainar Machado Araújo; ASSIS, Luciana Moura de. A monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38672pt_BR
Appears in Collections:1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdfA monitoria como instrumento de ensino-aprendizagem: um relato de experiência dos alunos-monitores de fisiologia. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009.495.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.