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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38670
Title: | Análise da onisciência seletiva no capítulo “Baleia”, de Vidas Secas, aplicada à sala de aula. |
Other Titles: | Analysis of selective omniscience in the chapter “Baleia”, from Vidas Secas, applied to the classroom. |
???metadata.dc.creator???: | MARTINS, Sara Fernandes. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, Elri Bandeira de. |
Keywords: | Recepção - literatura;Graciliano Ramos - crítica e interpretação;Vidas Secas - Graciliano Ramos;Onisciência seletiva - literatura;Romance Vidas Secas - Graciliano Ramos;Leitura crítica;Narrador onisciente;Reception - literature;Graciliano Ramos - criticism and interpretation;Vidas Secas - Graciliano Ramos;Selective omniscience - literature;Novel Vidas Secas - Graciliano Ramos;Critical reading;Omniscient narrator |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MARTINS, Sara Fernandes; SOUSA, Elri Bandeira de. Análise da onisciência seletiva no capítulo “Baleia”, de Vidas Secas, aplicada à sala de aula. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38670 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Partindo da interação obra/leitor, propomos, neste estudo, a análise do capítulo “Baleia”, do romance Vidas secas, como sugestão de leitura estética do texto literário em sala de aula. O objeto de nossa análise é a onisciência seletiva como recurso estilístico dominante no corpus selecionado. Como suporte teórico, utilizamos o estudo de O ponto de vista na ficção, de Norma Friedman, e a teoria dos discursos descrita na obra Comunicação em prosa moderna (1996), de Othon M. Garcia, e na Gramática da Língua Portuguesa (1986), de Celso Cunha. Tomando o aluno como pertencente ao pólo da recepção, fundamentamo-nos no ensaio “Que significa a recepção dos textos ficcionais?”, de Kalheinz Stierle. Dividimos nosso estudo em três partes: na primeira, explicitamos e discutimos os conceitos que fundamentam a análise do corpus, mostrando a importância de uma aula introdutória sobre eles; num segundo momento, realizamos uma leitura/debate sobre o corpus, aplicando os conceitos à leitura deste. No terceiro e último momento, expomos os resultados da leitura crítica em sala de aula, e formulamos novos questionamentos para serem trabalhados junto aos alunos. |
Keywords: | Recepção - literatura Graciliano Ramos - crítica e interpretação Vidas Secas - Graciliano Ramos Onisciência seletiva - literatura Romance Vidas Secas - Graciliano Ramos Leitura crítica Narrador onisciente Reception - literature Graciliano Ramos - criticism and interpretation Vidas Secas - Graciliano Ramos Selective omniscience - literature Novel Vidas Secas - Graciliano Ramos Critical reading Omniscient narrator |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Literatura. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38670 |
Appears in Collections: | 1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais |
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ANÁLISE DA ONISCIÊNCIA SELETIVA NO CAPÍTULO “BALEIA” - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdf | Análise da onisciência seletiva no capítulo “Baleia”, de Vidas Secas, aplicada à sala de aula. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009 | 503.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
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