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Title: Análise da onisciência seletiva no capítulo “Baleia”, de Vidas Secas, aplicada à sala de aula.
Other Titles: Analysis of selective omniscience in the chapter “Baleia”, from Vidas Secas, applied to the classroom.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Sara Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Elri Bandeira de.
Keywords: Recepção - literatura;Graciliano Ramos - crítica e interpretação;Vidas Secas - Graciliano Ramos;Onisciência seletiva - literatura;Romance Vidas Secas - Graciliano Ramos;Leitura crítica;Narrador onisciente;Reception - literature;Graciliano Ramos - criticism and interpretation;Vidas Secas - Graciliano Ramos;Selective omniscience - literature;Novel Vidas Secas - Graciliano Ramos;Critical reading;Omniscient narrator
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Sara Fernandes; SOUSA, Elri Bandeira de. Análise da onisciência seletiva no capítulo “Baleia”, de Vidas Secas, aplicada à sala de aula. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38670
???metadata.dc.description.resumo???: Partindo da interação obra/leitor, propomos, neste estudo, a análise do capítulo “Baleia”, do romance Vidas secas, como sugestão de leitura estética do texto literário em sala de aula. O objeto de nossa análise é a onisciência seletiva como recurso estilístico dominante no corpus selecionado. Como suporte teórico, utilizamos o estudo de O ponto de vista na ficção, de Norma Friedman, e a teoria dos discursos descrita na obra Comunicação em prosa moderna (1996), de Othon M. Garcia, e na Gramática da Língua Portuguesa (1986), de Celso Cunha. Tomando o aluno como pertencente ao pólo da recepção, fundamentamo-nos no ensaio “Que significa a recepção dos textos ficcionais?”, de Kalheinz Stierle. Dividimos nosso estudo em três partes: na primeira, explicitamos e discutimos os conceitos que fundamentam a análise do corpus, mostrando a importância de uma aula introdutória sobre eles; num segundo momento, realizamos uma leitura/debate sobre o corpus, aplicando os conceitos à leitura deste. No terceiro e último momento, expomos os resultados da leitura crítica em sala de aula, e formulamos novos questionamentos para serem trabalhados junto aos alunos.
Keywords: Recepção - literatura
Graciliano Ramos - crítica e interpretação
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Onisciência seletiva - literatura
Romance Vidas Secas - Graciliano Ramos
Leitura crítica
Narrador onisciente
Reception - literature
Graciliano Ramos - criticism and interpretation
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Selective omniscience - literature
Novel Vidas Secas - Graciliano Ramos
Critical reading
Omniscient narrator
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38670
Appears in Collections:1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais

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ANÁLISE DA ONISCIÊNCIA SELETIVA NO CAPÍTULO “BALEIA” - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdfAnálise da onisciência seletiva no capítulo “Baleia”, de Vidas Secas, aplicada à sala de aula. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009503.72 kBAdobe PDFView/Open


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