Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38670
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Elri Bandeira de.-
dc.description.resumoPartindo da interação obra/leitor, propomos, neste estudo, a análise do capítulo “Baleia”, do romance Vidas secas, como sugestão de leitura estética do texto literário em sala de aula. O objeto de nossa análise é a onisciência seletiva como recurso estilístico dominante no corpus selecionado. Como suporte teórico, utilizamos o estudo de O ponto de vista na ficção, de Norma Friedman, e a teoria dos discursos descrita na obra Comunicação em prosa moderna (1996), de Othon M. Garcia, e na Gramática da Língua Portuguesa (1986), de Celso Cunha. Tomando o aluno como pertencente ao pólo da recepção, fundamentamo-nos no ensaio “Que significa a recepção dos textos ficcionais?”, de Kalheinz Stierle. Dividimos nosso estudo em três partes: na primeira, explicitamos e discutimos os conceitos que fundamentam a análise do corpus, mostrando a importância de uma aula introdutória sobre eles; num segundo momento, realizamos uma leitura/debate sobre o corpus, aplicando os conceitos à leitura deste. No terceiro e último momento, expomos os resultados da leitura crítica em sala de aula, e formulamos novos questionamentos para serem trabalhados junto aos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleAnálise da onisciência seletiva no capítulo “Baleia”, de Vidas Secas, aplicada à sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38670-
dc.date.accessioned2024-10-23T12:39:49Z-
dc.date.available2024-10-23-
dc.date.available2024-10-23T12:39:49Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectRecepção - literaturapt_BR
dc.subjectGraciliano Ramos - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectVidas Secas - Graciliano Ramospt_BR
dc.subjectOnisciência seletiva - literaturapt_BR
dc.subjectRomance Vidas Secas - Graciliano Ramospt_BR
dc.subjectLeitura críticapt_BR
dc.subjectNarrador oniscientept_BR
dc.subjectReception - literaturept_BR
dc.subjectGraciliano Ramos - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectVidas Secas - Graciliano Ramospt_BR
dc.subjectSelective omniscience - literaturept_BR
dc.subjectNovel Vidas Secas - Graciliano Ramospt_BR
dc.subjectCritical readingpt_BR
dc.subjectOmniscient narratorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARTINS, Sara Fernandes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of selective omniscience in the chapter “Baleia”, from Vidas Secas, applied to the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, Sara Fernandes; SOUSA, Elri Bandeira de. Análise da onisciência seletiva no capítulo “Baleia”, de Vidas Secas, aplicada à sala de aula. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38670pt_BR
Appears in Collections:1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLISE DA ONISCIÊNCIA SELETIVA NO CAPÍTULO “BALEIA” - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdfAnálise da onisciência seletiva no capítulo “Baleia”, de Vidas Secas, aplicada à sala de aula. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009503.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.