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Title: Do belo ao monstruoso: reimaginando a Medusa na figura de Cassiopeia no jogo League of Legends.
Other Titles: From the beautiful to the monstrous: reimagining Medusa in the figure of Cassiopeia in the game League of Legends.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Lilian Prazeres Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CALDAS, Viviane Moraes de. V. M.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRANCO, Sinara de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMARAL, João Pedro Wizniewsky.
Keywords: Mitologia;Jogos Digitais;Arquétipos;Medusa;Cassiopeia;Mythology;Digital Games;Archetypes
Issue Date: 1-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Lilian Prazeres Alves. Do belo ao monstruoso: reimaginando a Medusa na figura de Cassiopeia no jogo League of Legends. 2024. 91 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Inglesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A mitologia é fonte rica de enredos que inspiram a construção de personagens fantásticos em diversos meios, incluindo obras literárias contemporâneas e produções audiovisuais, como músicas, filmes e jogos digitais. As narrativas envolvendo deusas (es), personagens trágicas e criaturas míticas fornecem símbolos que ressoam com a experiência humana, abordando questões como destino, a luta entre o bem e o mal, a busca por poder e a tragédia pessoal. A mitologia greco-romana, os símbolos e os arquétipos que sustentam a literatura ocidental influenciam narrativas contemporâneas, incluindo jogos digitais, onde esses elementos são integrados e adaptados a novos contextos. Este trabalho investiga a relação entre mitologia clássica e jogos digitais, analisando como as narrativas mitológicas, em particular o mito de Medusa, são interpretadas em universos do jogo League of Legends, por meio da personagem Cassiopeia. A metodologia adotada é uma análise comparativa, que discute os conceitos de mito (Eliade, 2019; Vernant, 2009; Grimal, 1999, 2005, 2009), jogo (Huizinga, 2019; Caillois, 1990; Retondar, 2013) e arquétipos (Jung, 1964, 2002, 2020; Brandão, 1986; Campbell, 1997; Stein, 2006; Bolen, 1990). A pesquisa também aprofunda-se na representação de Medusa na literatura e na arte clássica (Hesíodo, 1988, 2006; Ovídio, 2017; Apolodoro, 1997; Nogueira, 2018; Riordan, 2014), além de explorar as noções de beleza (Wolf, 1992; Robles, 2019; Suassuna, 2012) e monstruosidade (Cohen, 2000; Nazário, 1998), com atenção especial às questões de poder, sexualidade e empoderamento feminino (Foucault, 2001; Beauvoir, 1970; Bataille, 1987; Hilgert, 2020), tanto no mito original quanto na narrativa contemporânea de Cassiopeia (Games, 2010, 2020; Heide, 2010). O objetivo da pesquisa é demonstrar como as mitologias clássicas continuam a exercer influência significativa na construção de identidades e significados contemporâneos, especialmente no contexto dos jogos digitais. A análise revela a interseção entre tradições culturais antigas e novas formas de narrativas interativas. Além disso, a reinterpretação de Medusa em Cassiopeia destaca a dualidade presente nessas narrativas, expondo como elas refletem os desafios e lutas enfrentados pelas mulheres ao longo da história.
Abstract: Mythology is a rich source of plots that inspire the construction of fantastic characters in various media, including contemporary literary works and audiovisual productions such as songs, films and digital games. Narratives involving goddesses, tragic characters and mythical creatures provide symbols that resonate with the human experience, addressing issues such as destiny, the struggle between good and evil, the quest for power and personal tragedy. Greco-Roman mythology provides the symbols and archetypes that underpin Western literature, influencing contemporary narratives, including digital games, where these elements are integrated and adapted to new contexts. This research investigates the relationship between classical mythology and digital games, analyzing how mythological narratives, in particular the myth of Medusa, are interpreted in League of Legends game universes, through the character Cassiopeia. The methodology adopted is a comparative analysis, which discusses the concepts of myth (Eliade, 2019; Vernant, 2009; Grimal, 1999, 2005, 2009), game (Huizinga, 2019; Caillois, 1990; Retondar, 2013) and archetypes (Jung, 1964, 2002, 2020; Brandão, 1986; Campbell, 1997; Stein, 2006; Bolen, 1990). The research also delves into the representation of Medusa in classical literature and art (Hesiod, 1988, 2006; Ovid, 2017; Apollodoro, 1997; Nogueira, 2018; Riordan, 2014), as well as exploring the notions of beauty (Wolf, 1992; Robles, 2019; Suassuna, 2012) and monstrosity (Cohen, 2000; Nazário, 1998), with special attention to issues of power, sexuality and female empowerment (Foucault, 2001; Beauvoir, 1970; Bataille, 1987; Hilgert, 2020), both in the original myth and in the contemporary narrative of Cassiopeia (Games, 2010, 2020; Heide, 2010). The aim of the research is to demonstrate how classical mythologies continue to exert significant influence on the construction of contemporary identities and meanings, especially in the context of digital games. The analysis reveals the intersection between ancient cultural traditions and new forms of interactive storytelling. In addition, the reinterpretation of Medusa in Cassiopeia highlights the duality present in these narratives, exposing how they reflect the challenges and struggles faced by women throughout history.
Keywords: Mitologia
Jogos Digitais
Arquétipos
Medusa
Cassiopeia
Mythology
Digital Games
Archetypes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38645
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