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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38592
Title: | Violência simbólica na educação em saúde do profissional de enfermagem aos adolescentes na atenção básica. |
Other Titles: | Symbolic violence in health education provided by nursing professionals to adolescents in primary care. |
???metadata.dc.creator???: | ARAÚJO, Jorgeanny Dantas de. DANTAS, Francisca Jocilânia. SOUZA, Nayane da Silva. FERNANDES, Marcelo Costa. |
Keywords: | Violência simbólica;Educação em saúde;Enfermagem;Adolescentes;Symbolic violence;Health education;Nursing;Teenagers |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ARAÚJO, Jorgeanny Dantas de; DANTAS, Francisca Jocilânia; SOUZA, Nayane da Silva; FERNANDES, Marcelo Costa. Violência simbólica na educação em saúde do profissional de enfermagem aos adolescentes na atenção básica. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Resumo Expandido [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38592 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Trata-se de um estudo teórico reflexivo a partir de conceitos nucleares de Pierre Bourdieu relacionado com produções científicas sobre educação em saúde realizada pelo Enfermeiro da Atenção Básica ao adolescente. Segundo o Ministério da Saúde a Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Esse cenário de atenção possui como protagonista o Enfermeiro, que detém uma gama de ações, tendo como destaque a educação em saúde, que é a principal ferramenta de prevenção e promoção da saúde. No contexto atual, geralmente essa educação ainda segue o modelo verticalizado, sendo marcada pela violência simbólica. A violência simbólica é a dominação de uma classe sobre a outra, ou seja, quando uma classe dominante, que carrega o reconhecimento de uma superioridade e legitimidade, desvalorizando o saber e o saber fazer da classe dominada impõe de forma sutil seu <conhecimento absoluto=. Dessa forma, nota-se necessário vislumbrar a importância da promoção de capacitações para o enfermeiro direcionadas ao atendimento ao público adolescente, para que este como ator político-social, ou seja, um agente no processo de mudança social, por meio da educação em saúde como método de ensino dialógico, possa aprender a respeitar e potencializar a autonomia do usuário na luta por melhores condições de saúde. |
Keywords: | Violência simbólica Educação em saúde Enfermagem Adolescentes Symbolic violence Health education Nursing Teenagers |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciências da Saúde. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38592 |
Appears in Collections: | I Congresso Brasileiro em Violência na Perspectiva da Saúde Pública - Resumos Expandidos |
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VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM - I CONGRESSO BRA. EM VIOLÊNCIA UFCG 2017.pdf | Violência simbólica na educação em saúde do profissional de enfermagem aos adolescentes na atenção básica. - I Congresso Bra. em Violência UFCG 2017 | 114.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
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