Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38592
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoTrata-se de um estudo teórico reflexivo a partir de conceitos nucleares de Pierre Bourdieu relacionado com produções científicas sobre educação em saúde realizada pelo Enfermeiro da Atenção Básica ao adolescente. Segundo o Ministério da Saúde a Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Esse cenário de atenção possui como protagonista o Enfermeiro, que detém uma gama de ações, tendo como destaque a educação em saúde, que é a principal ferramenta de prevenção e promoção da saúde. No contexto atual, geralmente essa educação ainda segue o modelo verticalizado, sendo marcada pela violência simbólica. A violência simbólica é a dominação de uma classe sobre a outra, ou seja, quando uma classe dominante, que carrega o reconhecimento de uma superioridade e legitimidade, desvalorizando o saber e o saber fazer da classe dominada impõe de forma sutil seu <conhecimento absoluto=. Dessa forma, nota-se necessário vislumbrar a importância da promoção de capacitações para o enfermeiro direcionadas ao atendimento ao público adolescente, para que este como ator político-social, ou seja, um agente no processo de mudança social, por meio da educação em saúde como método de ensino dialógico, possa aprender a respeitar e potencializar a autonomia do usuário na luta por melhores condições de saúde.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúde.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleViolência simbólica na educação em saúde do profissional de enfermagem aos adolescentes na atenção básica.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38592-
dc.date.accessioned2024-10-18T19:10:05Z-
dc.date.available2024-10-18-
dc.date.available2024-10-18T19:10:05Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectViolência simbólicapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectSymbolic violencept_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectTeenagerspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Jorgeanny Dantas de.-
dc.creatorDANTAS, Francisca Jocilânia.-
dc.creatorSOUZA, Nayane da Silva.-
dc.creatorFERNANDES, Marcelo Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSymbolic violence in health education provided by nursing professionals to adolescents in primary care.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Jorgeanny Dantas de; DANTAS, Francisca Jocilânia; SOUZA, Nayane da Silva; FERNANDES, Marcelo Costa. Violência simbólica na educação em saúde do profissional de enfermagem aos adolescentes na atenção básica. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Resumo Expandido [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38592pt_BR
Appears in Collections:I Congresso Brasileiro em Violência na Perspectiva da Saúde Pública - Resumos Expandidos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM - I CONGRESSO BRA. EM VIOLÊNCIA UFCG 2017.pdfViolência simbólica na educação em saúde do profissional de enfermagem aos adolescentes na atenção básica. - I Congresso Bra. em Violência UFCG 2017114.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.