Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGUARANY, M. G. A. M. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2938257410697049pt_BR
dc.contributor.advisor1DINIZ, Paulo César Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDDINIZ, P. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7819000664910614pt_BR
dc.contributor.referee1ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.contributor.referee1IDESTRELA, K. A. D. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519251814604018pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6364-3466pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tem como características básicas a desatenção, a agitação e a impulsividade. Reconhecendo que hoje esse distúrbio é um grande desafio para a educação, é notório saber que o processo de ensino aprendizagem traz consigo variáveis que interferem na obtenção de uma aprendizagem significativa, como a presença de estudantes com o transtorno do TDAH. Para isso, faz-se, um estudo direcionado sobre o que é TDAH, suas características, consequências e desafios no ambiente escolar, apontando qual o papel da escola e do professor diante da problemática. É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. No contexto ensino-aprendizagem, geralmente se concentra em criar estratégias que atendam às necessidades específicas e os desafios dos alunos que apresentam sintomas e características do TDAH, através dos desafios enfrentados no ambiente escolar é que faz necessário fornecer um acompanhamento individualizado e criar um ambiente de sala de aula que minimize suas distrações. Verificou-se que, ao reconhecer e responder às necessidades dos alunos com TDAH de forma proativa e empática, os educadores podem criar um ambiente inclusivo e acolhedor que promova o sucesso acadêmico e emocional de todos os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEnsino aprendizagem e os desafios do aluno com TDAH.pt_BR
dc.date.issued2024-05-
dc.description.abstractAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is characterized by inattention, hyperactivity, and impulsivity. Acknowledging that this disorder poses a significant challenge for education, it is evident that the teaching-learning process includes variables that interfere with achieving meaningful learning, such as the presence of students with ADHD. Therefore, a focused study is conducted on what ADHD is, its characteristics, consequences, and challenges in the school environment, highlighting the role of the school and the teacher in addressing the issue. It is a neurobiological disorder with genetic causes, characterized by symptoms such as inattention, restlessness, and impulsivity. In the context of teaching and learning, it generally focuses on creating strategies that meet the specific needs and challenges of students exhibiting symptoms and characteristics of ADHD. Given the challenges faced in the school environment, it is necessary to provide individualized support and create a classroom environment that minimizes distractions. It has been found that by recognizing and proactively and empathetically addressing the needs of students with ADHD, educators can create an inclusive and supportive environment that fosters the academic and emotional success of all students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38568-
dc.date.accessioned2024-10-18T10:36:58Z-
dc.date.available2024-10-18-
dc.date.available2024-10-18T10:36:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação especial.pt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.pt_BR
dc.subjectPsicopedagogia.pt_BR
dc.subjectSpecial education.pt_BR
dc.subjectAttention Deficit Hyperactivity Disorder.pt_BR
dc.subjectPsychopedagogy.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGUARANY, Maria das Graças Antonino Melo Cochrane.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching, learning and the challenges of students with ADHD.pt_BR
dc.identifier.citationGUARANY, Maria das Graças Antonino Melo Cochrane. Ensino aprendizagem e os desafios do aluno com TDAH. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38568pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DAS GRAÇAS ANTONINO MELO COCHRANE GUARANY - TCC ESP. NATUREZA CDSA 2024.pdfMaria das Graças Antonino Melo Cochrane Guarany - TCC Esp. Natureza CDSA 2024.1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.