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Title: Desafios e políticas públicas de educação especial inclusiva no município de Coxixola – PB.
Other Titles: Challenges and public policies for inclusive special education in the municipality of Coxixola – PB.
???metadata.dc.creator???: LEMOS, Hayla de Queiroz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORCINO, Kevin Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DIAS, Cleysson Ricardo Jordão Braga.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
Keywords: Educação especial inclusiva;Políticas públicas de educação especial inclusiva;Inclusão;Coxixola – PB – educação especial inclusiva;Educação especial;Inclusive special education;Public policies for inclusive special education;Inclusion;Coxixola – PB – inclusive special education;Special education
Issue Date: 7-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEMOS, Hayla de Queiroz. Desafios e políticas públicas de educação especial inclusiva no município de Coxixola – PB.. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé - Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38536
???metadata.dc.description.resumo???: A concepção de educação inclusiva vai além do direito de acessar a escola. Para isso, aqueles que fazem a escola devem estar atentos a qualidade do ensino ofertado e a estrutura que recebe esse público, no caso da educação especial, pessoas com alguma deficiência física ou intelectual, que formam um grupo historicamente marginalizado e invisibilizado pelas políticas públicas em um contexto geral. Deste modo, esta pesquisa teve por objetivo analisar quais ações governamentais foram instituídas para oferecer um ensino de qualidade aos alunos público alvo da Educação Especial Inclusiva, na rede pública de ensino do Município de Coxixola-PB. Para isso, a metodologia utilizada neste trabalho foi de natureza exploratória, seguindo uma abordagem qualitativa, com levantamento de dados coletados por meio de questionário e entrevistas, para 1 membro da secretaria municipal de educação, 7 professores e 5 mães de alunos público alvo, a partir das informações coletadas, foi realizada a análise de conteúdo. Mediante os resultados foi possível verificar alguns fatores limitantes como: as escolas só começaram a se adaptar para receber os alunos com necessidades educacionais especiais após os primeiros diagnósticos, a questão de adaptação e socialização foram as dificuldades mais citadas pelas mães entrevistadas e o principal desafio citado pelos professores foi a adaptação curricular. Os resultados também apresentam o diálogo entre família e gestão como aspecto positivo para receber e responder às demandas do alunado.
Abstract: The concept of inclusive education goes beyond the right to access school. For this to happen, those who make up the school must be attentive to the quality of the teaching offered and the structure that receives this public, in this case, special education, people with some physical or intellectual disability, who form a group that has historically been marginalized and made invisible by public policies in a general context. In this way, the aim of this research was to analyze which government actions have been instituted to offer quality education to students who are the target of Inclusive Special Education, in the public school network of the Municipality of Coxixola-PB. To this end, the methodology used in this work was of a exploratory nature, following a qualitative approach, with a survey of data collected by means of a questionnaire and interviews, for 1 member of the municipal education department, 7 teachers and 5 mothers of target students, from the information collected, content analysis was carried out. The results revealed some limiting factors, such as: schools only began to adapt to receive students with special educational needs after the first diagnoses, the issue of adaptation and socialization were the difficulties most cited by the mothers interviewed and the main challenge cited by teachers was curriculum adaptation. The results also show that dialogue between the family and management is a positive aspect of receiving and responding to special needs.
Keywords: Educação especial inclusiva
Políticas públicas de educação especial inclusiva
Inclusão
Coxixola – PB – educação especial inclusiva
Educação especial
Inclusive special education
Public policies for inclusive special education
Inclusion
Coxixola – PB – inclusive special education
Special education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Gestão Pública.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38536
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