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dc.creator.IDLEMOS, H. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1CORCINO, Kevin Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDCORCINO, K. F.pt_BR
dc.contributor.referee1DIAS, Cleysson Ricardo Jordão Braga.-
dc.contributor.referee1IDDIAS, C. R. J. Bpt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0022-3090pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8980645523068866pt_BR
dc.description.resumoA concepção de educação inclusiva vai além do direito de acessar a escola. Para isso, aqueles que fazem a escola devem estar atentos a qualidade do ensino ofertado e a estrutura que recebe esse público, no caso da educação especial, pessoas com alguma deficiência física ou intelectual, que formam um grupo historicamente marginalizado e invisibilizado pelas políticas públicas em um contexto geral. Deste modo, esta pesquisa teve por objetivo analisar quais ações governamentais foram instituídas para oferecer um ensino de qualidade aos alunos público alvo da Educação Especial Inclusiva, na rede pública de ensino do Município de Coxixola-PB. Para isso, a metodologia utilizada neste trabalho foi de natureza exploratória, seguindo uma abordagem qualitativa, com levantamento de dados coletados por meio de questionário e entrevistas, para 1 membro da secretaria municipal de educação, 7 professores e 5 mães de alunos público alvo, a partir das informações coletadas, foi realizada a análise de conteúdo. Mediante os resultados foi possível verificar alguns fatores limitantes como: as escolas só começaram a se adaptar para receber os alunos com necessidades educacionais especiais após os primeiros diagnósticos, a questão de adaptação e socialização foram as dificuldades mais citadas pelas mães entrevistadas e o principal desafio citado pelos professores foi a adaptação curricular. Os resultados também apresentam o diálogo entre família e gestão como aspecto positivo para receber e responder às demandas do alunado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão Pública.pt_BR
dc.titleDesafios e políticas públicas de educação especial inclusiva no município de Coxixola – PB.pt_BR
dc.date.issued2024-10-07-
dc.description.abstractThe concept of inclusive education goes beyond the right to access school. For this to happen, those who make up the school must be attentive to the quality of the teaching offered and the structure that receives this public, in this case, special education, people with some physical or intellectual disability, who form a group that has historically been marginalized and made invisible by public policies in a general context. In this way, the aim of this research was to analyze which government actions have been instituted to offer quality education to students who are the target of Inclusive Special Education, in the public school network of the Municipality of Coxixola-PB. To this end, the methodology used in this work was of a exploratory nature, following a qualitative approach, with a survey of data collected by means of a questionnaire and interviews, for 1 member of the municipal education department, 7 teachers and 5 mothers of target students, from the information collected, content analysis was carried out. The results revealed some limiting factors, such as: schools only began to adapt to receive students with special educational needs after the first diagnoses, the issue of adaptation and socialization were the difficulties most cited by the mothers interviewed and the main challenge cited by teachers was curriculum adaptation. The results also show that dialogue between the family and management is a positive aspect of receiving and responding to special needs.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38536-
dc.date.accessioned2024-10-17T11:33:21Z-
dc.date.available2024-10-17-
dc.date.available2024-10-17T11:33:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação especial inclusivapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de educação especial inclusivapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectCoxixola – PB – educação especial inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusive special educationpt_BR
dc.subjectPublic policies for inclusive special educationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectCoxixola – PB – inclusive special educationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEMOS, Hayla de Queiroz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges and public policies for inclusive special education in the municipality of Coxixola – PB.pt_BR
dc.identifier.citationLEMOS, Hayla de Queiroz. Desafios e políticas públicas de educação especial inclusiva no município de Coxixola – PB.. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé - Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38536pt_BR
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