Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38529
Title: A visão dos professores sobre a literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.
Other Titles: Teachers’ views on children’s literature and its possible contributions to the formation of readers.
???metadata.dc.creator???: CAROLINO, Zaíra de Aquino.
Keywords: Literatura infantil;Formação de leitores;Leitores infantis;Escola Municipal Manoel Gonçalves da Silva - Cajazeiras - PB;Prática docente - literatura infantil;Formação de leitores;Escola e leitura - literatura infantil;Children's literature;Reader training;Children's readers;Manoel Gonçalves da Silva Municipal School - Cajazeiras - PB;Teaching practice - children's literature;Reader training;School and reading - children's literature
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAROLINO, Zaíra de Aquino. A visão dos professores sobre a literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Resumo Expandido [...]. Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38529
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho tecemos reflexões sobre o papel da literatura infantil no cotidiano escolar. Sabemos que as dificuldades quanto ao gosto pela leitura vêm sendo estendida desde as séries iniciais até a fase adulta. Através dessa afirmação que pude comprovar durante uma pesquisa intitulada: LEITURA: Prática de Jovens Estudantes de Escola Pública da Cidade de Cajazeiras, durante as entrevistas, a maioria dos entrevistados relatava o não gostar de ler por não terem tido uma alfabetização pautada no desenvolvimento de atividades relacionadas à leitura. Com isso surgiu o interesse em observar como é trabalhada a literatura infantil nas séries iniciais e como a mesma pode ser trabalhada, à medida que pudesse inspirar em algum grau o interesse desses alunos desde as séries iniciais. Diante desta realidade consideramos a literatura infantil um tema importante, pois, a mesma faz uma ligação entre ficção e realidade, possibilitando a criação de um espaço de reflexão sobre o mundo em que a criança vive. Realizamos um estudo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Gonçalves da Silva, localizada no sítio Barra do Catolé, zona rural da cidade de Cajazeiras – PB. Com o objetivo de identificar e analisar a literatura infantil e suas contribuições para a formação de leitores. A importância deste estudo se deve ao fato de que as reflexões apresentadas possibilitam uma maior compreensão acerca da prática docente no trabalho com a literatura infantil, oportunizando aos professores e aqueles que tiveram acesso a esse trabalho de conhecer mais sobre a temática.
Keywords: Literatura infantil
Formação de leitores
Leitores infantis
Escola Municipal Manoel Gonçalves da Silva - Cajazeiras - PB
Prática docente - literatura infantil
Formação de leitores
Escola e leitura - literatura infantil
Children's literature
Reader training
Children's readers
Manoel Gonçalves da Silva Municipal School - Cajazeiras - PB
Teaching practice - children's literature
Reader training
School and reading - children's literature
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38529
Appears in Collections:I Congresso Brasileiro em Violência na Perspectiva da Saúde Pública - Resumos Expandidos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE A LITERATURA INFANTIL - I CONGRESSO BRA. EM VIOLÊNCIA UFCG 2017.pdfA visão dos professores sobre a literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. - I Congresso Bra. em Violência UFCG 2017112.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.