Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38529
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNeste trabalho tecemos reflexões sobre o papel da literatura infantil no cotidiano escolar. Sabemos que as dificuldades quanto ao gosto pela leitura vêm sendo estendida desde as séries iniciais até a fase adulta. Através dessa afirmação que pude comprovar durante uma pesquisa intitulada: LEITURA: Prática de Jovens Estudantes de Escola Pública da Cidade de Cajazeiras, durante as entrevistas, a maioria dos entrevistados relatava o não gostar de ler por não terem tido uma alfabetização pautada no desenvolvimento de atividades relacionadas à leitura. Com isso surgiu o interesse em observar como é trabalhada a literatura infantil nas séries iniciais e como a mesma pode ser trabalhada, à medida que pudesse inspirar em algum grau o interesse desses alunos desde as séries iniciais. Diante desta realidade consideramos a literatura infantil um tema importante, pois, a mesma faz uma ligação entre ficção e realidade, possibilitando a criação de um espaço de reflexão sobre o mundo em que a criança vive. Realizamos um estudo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Gonçalves da Silva, localizada no sítio Barra do Catolé, zona rural da cidade de Cajazeiras – PB. Com o objetivo de identificar e analisar a literatura infantil e suas contribuições para a formação de leitores. A importância deste estudo se deve ao fato de que as reflexões apresentadas possibilitam uma maior compreensão acerca da prática docente no trabalho com a literatura infantil, oportunizando aos professores e aqueles que tiveram acesso a esse trabalho de conhecer mais sobre a temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA visão dos professores sobre a literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38529-
dc.date.accessioned2024-10-17T11:08:06Z-
dc.date.available2024-10-17-
dc.date.available2024-10-17T11:08:06Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLeitores infantispt_BR
dc.subjectEscola Municipal Manoel Gonçalves da Silva - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectPrática docente - literatura infantilpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectEscola e leitura - literatura infantilpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectChildren's readerspt_BR
dc.subjectManoel Gonçalves da Silva Municipal School - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectTeaching practice - children's literaturept_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectSchool and reading - children's literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAROLINO, Zaíra de Aquino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeachers’ views on children’s literature and its possible contributions to the formation of readers.pt_BR
dc.identifier.citationCAROLINO, Zaíra de Aquino. A visão dos professores sobre a literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Resumo Expandido [...]. Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38529pt_BR
Appears in Collections:I Congresso Brasileiro em Violência na Perspectiva da Saúde Pública - Resumos Expandidos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE A LITERATURA INFANTIL - I CONGRESSO BRA. EM VIOLÊNCIA UFCG 2017.pdfA visão dos professores sobre a literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. - I Congresso Bra. em Violência UFCG 2017112.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.