Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38529
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Neste trabalho tecemos reflexões sobre o papel da literatura infantil no cotidiano escolar. Sabemos que as dificuldades quanto ao gosto pela leitura vêm sendo estendida desde as séries iniciais até a fase adulta. Através dessa afirmação que pude comprovar durante uma pesquisa intitulada: LEITURA: Prática de Jovens Estudantes de Escola Pública da Cidade de Cajazeiras, durante as entrevistas, a maioria dos entrevistados relatava o não gostar de ler por não terem tido uma alfabetização pautada no desenvolvimento de atividades relacionadas à leitura. Com isso surgiu o interesse em observar como é trabalhada a literatura infantil nas séries iniciais e como a mesma pode ser trabalhada, à medida que pudesse inspirar em algum grau o interesse desses alunos desde as séries iniciais. Diante desta realidade consideramos a literatura infantil um tema importante, pois, a mesma faz uma ligação entre ficção e realidade, possibilitando a criação de um espaço de reflexão sobre o mundo em que a criança vive. Realizamos um estudo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Gonçalves da Silva, localizada no sítio Barra do Catolé, zona rural da cidade de Cajazeiras – PB. Com o objetivo de identificar e analisar a literatura infantil e suas contribuições para a formação de leitores. A importância deste estudo se deve ao fato de que as reflexões apresentadas possibilitam uma maior compreensão acerca da prática docente no trabalho com a literatura infantil, oportunizando aos professores e aqueles que tiveram acesso a esse trabalho de conhecer mais sobre a temática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | A visão dos professores sobre a literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38529 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T11:08:06Z | - |
dc.date.available | 2024-10-17 | - |
dc.date.available | 2024-10-17T11:08:06Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Leitores infantis | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal Manoel Gonçalves da Silva - Cajazeiras - PB | pt_BR |
dc.subject | Prática docente - literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Escola e leitura - literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Reader training | pt_BR |
dc.subject | Children's readers | pt_BR |
dc.subject | Manoel Gonçalves da Silva Municipal School - Cajazeiras - PB | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice - children's literature | pt_BR |
dc.subject | Reader training | pt_BR |
dc.subject | School and reading - children's literature | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CAROLINO, Zaíra de Aquino. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teachers’ views on children’s literature and its possible contributions to the formation of readers. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CAROLINO, Zaíra de Aquino. A visão dos professores sobre a literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Resumo Expandido [...]. Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38529 | pt_BR |
Appears in Collections: | I Congresso Brasileiro em Violência na Perspectiva da Saúde Pública - Resumos Expandidos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE A LITERATURA INFANTIL - I CONGRESSO BRA. EM VIOLÊNCIA UFCG 2017.pdf | A visão dos professores sobre a literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. - I Congresso Bra. em Violência UFCG 2017 | 112.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.