Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38411
Title: Relato de experiência: a utilização de metodologia ativa para a promoção da educação em saúde acerca da violência.
Other Titles: Experience report: the use of active methodology to promote health education about violence.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Anna Beatryz Lira da.
SILVA, Clarice Nascimento da.
VIEIRA, Jessiely Karine de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Laryssa Lins de.
Keywords: Violência e saúde;Metodologia ativa GV -GO - educação em saúde;Educação em saúde;Violência contra a mulher;Violência na escola;Promoção da saúde;GV-GO - metodologia ativa;Violence and health;Active methodology GV-GO - health education;Health education;Violence against women;Violence at school;Health promotion;GV-GO - active methodology
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Anna Beatryz Lira da; SILVA, Clarice Nascimento da; VIEIRA, Jessiely Karine de Souza; ARAÚJO, Laryssa Lins de. Relato de experiência: a utilização de metodologia ativa para a promoção da educação em saúde acerca da violência. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Anais [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38411
???metadata.dc.description.resumo???: Com o passar dos anos foi se fazendo necessário o uso de novas tendências pedagógicas que colaborassem com a formação de um profissional crítico-reflexivo. Sendo assim, a metodologia ativa surge como uma dessas possíveis estratégias pedagógicas para mudar a realidade social atual na qual o educando participa ativamente desse processo. O presente trabalho tem como principal objetivo demonstrar como o uso da metodologia ativa (GV-GO) foi eficaz para o desenvolvimento de uma educação em saúde acerca da violência para estudantes do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Cajazeiras. O estudo foi realizado por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a partir do 2º Mutirão em Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Trata-se de um trabalho descritivo do tipo relato de experiência acerca da violência englobando todos os seus aspectos, físico, moral, patrimonial e sexual. A utilização da metodologia ativa foi bastante eficaz para o desenvolvimento da ação, pois estimulou as estudantes a falarem e debaterem sobre o que entendiam sobre violência, o que as fez se sentirem ainda mais à vontade para relatarem casos vivenciados por elas ou por algum de seus familiares, atendendo aos pressupostos da metodologia ativa, visto que o principal objetivo é incentivar a visão crítica do educando e torná-lo ator principal desse processo. Além disso, ao final da ação, foi observado que se fazia necessário haver uma continuidade de projetos que incentivem esta prática, além de abordar assuntos como estes na escola, uma vez que é um dos locais que faz parte do desenvolvimento intelectual, moral e social de um indivíduo.
Keywords: Violência e saúde
Metodologia ativa GV -GO - educação em saúde
Educação em saúde
Violência contra a mulher
Violência na escola
Promoção da saúde
GV-GO - metodologia ativa
Violence and health
Active methodology GV-GO - health education
Health education
Violence against women
Violence at school
Health promotion
GV-GO - active methodology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
Saúde.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38411
Appears in Collections:I Congresso Brasileiro em Violência na Perspectiva da Saúde Pública - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATO DE EXPERIÊNCIA A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA - I CONGRESSO BRA. EM VIOLÊNCIA UFCG 2017.pdfRelato de experiência: a utilização de metodologia ativa para a promoção da educação em saúde acerca da violência. - I Congresso BRA. em Violência UFCG 2017.99.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.