Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Laryssa Lins de.-
dc.description.resumoCom o passar dos anos foi se fazendo necessário o uso de novas tendências pedagógicas que colaborassem com a formação de um profissional crítico-reflexivo. Sendo assim, a metodologia ativa surge como uma dessas possíveis estratégias pedagógicas para mudar a realidade social atual na qual o educando participa ativamente desse processo. O presente trabalho tem como principal objetivo demonstrar como o uso da metodologia ativa (GV-GO) foi eficaz para o desenvolvimento de uma educação em saúde acerca da violência para estudantes do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Cajazeiras. O estudo foi realizado por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a partir do 2º Mutirão em Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Trata-se de um trabalho descritivo do tipo relato de experiência acerca da violência englobando todos os seus aspectos, físico, moral, patrimonial e sexual. A utilização da metodologia ativa foi bastante eficaz para o desenvolvimento da ação, pois estimulou as estudantes a falarem e debaterem sobre o que entendiam sobre violência, o que as fez se sentirem ainda mais à vontade para relatarem casos vivenciados por elas ou por algum de seus familiares, atendendo aos pressupostos da metodologia ativa, visto que o principal objetivo é incentivar a visão crítica do educando e torná-lo ator principal desse processo. Além disso, ao final da ação, foi observado que se fazia necessário haver uma continuidade de projetos que incentivem esta prática, além de abordar assuntos como estes na escola, uma vez que é um dos locais que faz parte do desenvolvimento intelectual, moral e social de um indivíduo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqSaúde.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleRelato de experiência: a utilização de metodologia ativa para a promoção da educação em saúde acerca da violência.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38411-
dc.date.accessioned2024-10-10T22:35:08Z-
dc.date.available2024-10-10-
dc.date.available2024-10-10T22:35:08Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectViolência e saúdept_BR
dc.subjectMetodologia ativa GV -GO - educação em saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectViolência na escolapt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectGV-GO - metodologia ativapt_BR
dc.subjectViolence and healthpt_BR
dc.subjectActive methodology GV-GO - health educationpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectViolence against womenpt_BR
dc.subjectViolence at schoolpt_BR
dc.subjectHealth promotionpt_BR
dc.subjectGV-GO - active methodologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Anna Beatryz Lira da.-
dc.creatorSILVA, Clarice Nascimento da.-
dc.creatorVIEIRA, Jessiely Karine de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExperience report: the use of active methodology to promote health education about violence.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Anna Beatryz Lira da; SILVA, Clarice Nascimento da; VIEIRA, Jessiely Karine de Souza; ARAÚJO, Laryssa Lins de. Relato de experiência: a utilização de metodologia ativa para a promoção da educação em saúde acerca da violência. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Anais [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38411pt_BR
Appears in Collections:I Congresso Brasileiro em Violência na Perspectiva da Saúde Pública - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATO DE EXPERIÊNCIA A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA - I CONGRESSO BRA. EM VIOLÊNCIA UFCG 2017.pdfRelato de experiência: a utilização de metodologia ativa para a promoção da educação em saúde acerca da violência. - I Congresso BRA. em Violência UFCG 2017.99.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.