Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38389
Title: | Educação de Jovens e Adultos: aprendendo, fazendo e colorindo a cidadania. |
Other Titles: | Youth and Adult Education: learning, doing and coloring citizenship. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Ana Paola da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | FERREIRA, Sonia Maria Lira. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BORGES, Ubiratan Nóbrega. |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos;Educação em solos;Arte com terra;Geotinta;Pintura com terra;Arte e Educação de Jovens e Adultos;Processo de ensino-aprendizagem – EJA;Youth and Adult Education;Soil Education;Art with Earth.;Geotint;Painting with Earth;Art and Youth and Adult Education;Teaching-learning process – EJA |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Ana Paola da. Educação de Jovens e Adultos: aprendendo, fazendo e colorindo a cidadania. 2013. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38389 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Conhecer o solo e descobrir a vocação para o trabalho a partir da sala de aula se constitui numa etapa importante do aprendizado, onde as questões do mundo, do trabalho, as descobertas a partir do meio ambiente e a aplicação prática dos resultados, constituem um ciclo virtuoso de vivência educacional importante. Esta pesquisa objetivou apresentar, desenvolver e colocar em prática experiências vividas em sala de aula, através da atividade lúdica de pintura com tinta de solo (geotinta) para estimular o desenvolvimento da capacidade motora e criativa do aluno da EJA, usando terra como matéria-prima, manipulada artesanalmente, numa proposta sustentável, fazendo-os perceber que a geração de renda pode estar muito próxima da sua realidade, em lugares em que menos se espera e sem impactar o meio ambiente. O trabalho desenvolveu-se em duas etapas: aplicação de um questionário para entender a percepção e o conhecimento dos alunos sobre o solo, apresentação de palestras educativas sobre a temática e organização de uma vivência de pintura com tinta de terra, evidenciando uma das potencialidades do recurso natrual trabalhado em sala de aula. Os resultados mostram a dimensão particular do trabalho na EJA que extrapola os limites da escola e melhora as condições da população excluída, destacando o trabalho como princípio educativo e a valorização do solo como base para a luta e o empoderamento. No desenvolvimento da educação para a cidadania são estimulados através de palestras, seminários, aulas práticas e noções de direitos humanos, vinculando as possibilidades de conservação do meio ambiente, luta contra a pobreza e a desigualdade que se agregam ao desenvolvimento sustentável. |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos Educação em solos Arte com terra Geotinta Pintura com terra Arte e Educação de Jovens e Adultos Processo de ensino-aprendizagem – EJA Youth and Adult Education Soil Education Art with Earth. Geotint Painting with Earth Art and Youth and Adult Education Teaching-learning process – EJA |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38389 |
Appears in Collections: | Curso de Esp. em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo I - CG - PB |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA PAOLA DA SILVA - TCC ESP. EJA ECOSOL CCT 2013.pdf | Ana Paola da Silva. - TCC Esp. EJA ECOSOL CCT 2013 | 632.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.