Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38389
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, A. P. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9843357056703967 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | VITAL, Adriana de Fátima Meira. | - |
dc.contributor.advisor1ID | VITAL, A. F. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FERREIRA, Sonia Maria Lira. | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-7388-2735 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8440115552221893 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | BORGES, Ubiratan Nóbrega. | - |
dc.contributor.referee2ID | BORGES, U. N. | pt_BR |
dc.description.resumo | Conhecer o solo e descobrir a vocação para o trabalho a partir da sala de aula se constitui numa etapa importante do aprendizado, onde as questões do mundo, do trabalho, as descobertas a partir do meio ambiente e a aplicação prática dos resultados, constituem um ciclo virtuoso de vivência educacional importante. Esta pesquisa objetivou apresentar, desenvolver e colocar em prática experiências vividas em sala de aula, através da atividade lúdica de pintura com tinta de solo (geotinta) para estimular o desenvolvimento da capacidade motora e criativa do aluno da EJA, usando terra como matéria-prima, manipulada artesanalmente, numa proposta sustentável, fazendo-os perceber que a geração de renda pode estar muito próxima da sua realidade, em lugares em que menos se espera e sem impactar o meio ambiente. O trabalho desenvolveu-se em duas etapas: aplicação de um questionário para entender a percepção e o conhecimento dos alunos sobre o solo, apresentação de palestras educativas sobre a temática e organização de uma vivência de pintura com tinta de terra, evidenciando uma das potencialidades do recurso natrual trabalhado em sala de aula. Os resultados mostram a dimensão particular do trabalho na EJA que extrapola os limites da escola e melhora as condições da população excluída, destacando o trabalho como princípio educativo e a valorização do solo como base para a luta e o empoderamento. No desenvolvimento da educação para a cidadania são estimulados através de palestras, seminários, aulas práticas e noções de direitos humanos, vinculando as possibilidades de conservação do meio ambiente, luta contra a pobreza e a desigualdade que se agregam ao desenvolvimento sustentável. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Educação de Jovens e Adultos: aprendendo, fazendo e colorindo a cidadania. | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38389 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-10T15:18:30Z | - |
dc.date.available | 2024-10-10 | - |
dc.date.available | 2024-10-10T15:18:30Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação em solos | pt_BR |
dc.subject | Arte com terra | pt_BR |
dc.subject | Geotinta | pt_BR |
dc.subject | Pintura com terra | pt_BR |
dc.subject | Arte e Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem – EJA | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Soil Education | pt_BR |
dc.subject | Art with Earth. | pt_BR |
dc.subject | Geotint | pt_BR |
dc.subject | Painting with Earth | pt_BR |
dc.subject | Art and Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning process – EJA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Ana Paola da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Youth and Adult Education: learning, doing and coloring citizenship. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Paola da. Educação de Jovens e Adultos: aprendendo, fazendo e colorindo a cidadania. 2013. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38389 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Esp. em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo I - CG - PB |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA PAOLA DA SILVA - TCC ESP. EJA ECOSOL CCT 2013.pdf | Ana Paola da Silva. - TCC Esp. EJA ECOSOL CCT 2013 | 632.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.