Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38329
Title: | Promovendo a inclusão educacional: uma plataforma Web acessível para apoio a estudantes da UFCG. |
Other Titles: | Promoting educational inclusion: an accessible web platform to support UFCG students. |
???metadata.dc.creator???: | NUNES, Sonaly Katly Garcia. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BRASILEIRO, Francisco Vilar. |
Keywords: | Universidade Federal de Campina Grande - UFCG;Educação Inclusiva;Educação de Qualidade;Pessoas com Deficiência - PcD;Tecnologia e Inclusão Educacional;Desenvolvimento de Software;Federal University of Campina Grande - UFCG;Inclusive Education;Quality Education;People with Disabilities - PcD;Technology and Educational Inclusion;Software Development |
Issue Date: | 17-May-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | NUNES, Sonaly Katly Garcia. Promovendo a inclusão educacional: uma plataforma Web acessível para apoio a estudantes da UFCG. 2024. 17 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38329 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Educação Inclusiva é de suma importância e um direito garantido por lei. Para alcançar uma inclusão de forma efetiva, a comunicação desempenha um papel primordial. Essa comunicação deve ser eficiente, transparente e centralizada, permitindo que todos os agentes envolvidos tenham acesso às informações, aos documentos e até mesmo a uma análise sobre dados que descrevem um determinado cenário. A dispersão de informações em diferentes canais pode comprometer a experiência do usuário e prejudicar a acessibilidade, afetando a concepção de um ambiente inclusivo. Dentre as ações voltadas à acessibilidade e inclusão, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), destaca-se o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), que tem por finalidade o atendimento a pessoas com deficiência física, sensorial, mental ou intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades – superdotação. Nesse contexto, torna-se relevante a construção de um sistema integrado para o acesso eficiente a documentos, artigos, comunicados e outros materiais relevantes, fundamentais para estimular práticas inclusivas e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre questões de acessibilidade e inclusão. Diante do exposto, o objetivo do trabalho consiste em desenvolver uma plataforma web que ofereça uma base de conhecimento, a ser gerenciada pelo NAI, para comunicação e disponibilização de conteúdo, além de possibilitar uma análise dos dados que representam o cenário atual da acessibilidade e inclusão na UFCG. A construção da plataforma foi conduzida a partir da estruturação completa do backend e frontend, garantindo que o frontend esteja adaptado, conforme as regras de acessibilidade digital. |
Abstract: | Inclusive Education is of utmost importance and a right guaranteed by law. To achieve effective inclusion, communication plays a crucial role. This communication must be efficient, transparent, and centralized, allowing all involved parties to access information, documents, and even data analysis that describes a particular scenario. The dispersion of information across different channels can compromise the user experience and hinder accessibility, affecting the creation of an inclusive environment. Among the actions aimed at accessibility and inclusion at the Federal University of Campina Grande (UFCG), the Accessibility and Inclusion Center (NAI) stands out, which aims to serve people with physical, sensory, mental or intellectual disabilities, global developmental disorders, and high abilities/giftedness. In this context, building an integrated system for efficient access to documents, articles, announcements, and other relevant materials is essential to promote inclusive practices and raise awareness within the academic community about accessibility and inclusion issues. Given the above, the objective of this work is to develop a web platform that offers a knowledge base, to be managed by NAI, for communication and content dissemination, in addition to enabling data analysis that represents the current scenario of accessibility and inclusion at UFCG. The construction of the platform was carried out by fully structuring the backend and frontend, ensuring that the frontend is adapted according to digital accessibility standards. |
Keywords: | Universidade Federal de Campina Grande - UFCG Educação Inclusiva Educação de Qualidade Pessoas com Deficiência - PcD Tecnologia e Inclusão Educacional Desenvolvimento de Software Federal University of Campina Grande - UFCG Inclusive Education Quality Education People with Disabilities - PcD Technology and Educational Inclusion Software Development |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciência da Computação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38329 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SONALY KATLY GARCIA NUNES-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2024).pdf | 2.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.