Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38329
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNUNES, S. K. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8882395762425089pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de.
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, J. M. F. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7179691582151907pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
dc.contributor.referee1IDCAMPOS, L. M. R. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4584896935221260pt_BR
dc.contributor.referee2BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.referee2IDBRASILEIRO, F. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957855817378897pt_BR
dc.description.resumoA Educação Inclusiva é de suma importância e um direito garantido por lei. Para alcançar uma inclusão de forma efetiva, a comunicação desempenha um papel primordial. Essa comunicação deve ser eficiente, transparente e centralizada, permitindo que todos os agentes envolvidos tenham acesso às informações, aos documentos e até mesmo a uma análise sobre dados que descrevem um determinado cenário. A dispersão de informações em diferentes canais pode comprometer a experiência do usuário e prejudicar a acessibilidade, afetando a concepção de um ambiente inclusivo. Dentre as ações voltadas à acessibilidade e inclusão, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), destaca-se o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), que tem por finalidade o atendimento a pessoas com deficiência física, sensorial, mental ou intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades – superdotação. Nesse contexto, torna-se relevante a construção de um sistema integrado para o acesso eficiente a documentos, artigos, comunicados e outros materiais relevantes, fundamentais para estimular práticas inclusivas e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre questões de acessibilidade e inclusão. Diante do exposto, o objetivo do trabalho consiste em desenvolver uma plataforma web que ofereça uma base de conhecimento, a ser gerenciada pelo NAI, para comunicação e disponibilização de conteúdo, além de possibilitar uma análise dos dados que representam o cenário atual da acessibilidade e inclusão na UFCG. A construção da plataforma foi conduzida a partir da estruturação completa do backend e frontend, garantindo que o frontend esteja adaptado, conforme as regras de acessibilidade digital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titlePromovendo a inclusão educacional: uma plataforma Web acessível para apoio a estudantes da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2024-05-17
dc.description.abstractInclusive Education is of utmost importance and a right guaranteed by law. To achieve effective inclusion, communication plays a crucial role. This communication must be efficient, transparent, and centralized, allowing all involved parties to access information, documents, and even data analysis that describes a particular scenario. The dispersion of information across different channels can compromise the user experience and hinder accessibility, affecting the creation of an inclusive environment. Among the actions aimed at accessibility and inclusion at the Federal University of Campina Grande (UFCG), the Accessibility and Inclusion Center (NAI) stands out, which aims to serve people with physical, sensory, mental or intellectual disabilities, global developmental disorders, and high abilities/giftedness. In this context, building an integrated system for efficient access to documents, articles, announcements, and other relevant materials is essential to promote inclusive practices and raise awareness within the academic community about accessibility and inclusion issues. Given the above, the objective of this work is to develop a web platform that offers a knowledge base, to be managed by NAI, for communication and content dissemination, in addition to enabling data analysis that represents the current scenario of accessibility and inclusion at UFCG. The construction of the platform was carried out by fully structuring the backend and frontend, ensuring that the frontend is adapted according to digital accessibility standards.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38329
dc.date.accessioned2024-10-07T21:07:58Z
dc.date.available2024-10-07
dc.date.available2024-10-07T21:07:58Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Campina Grande - UFCGpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação de Qualidadept_BR
dc.subjectPessoas com Deficiência - PcDpt_BR
dc.subjectTecnologia e Inclusão Educacionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de Softwarept_BR
dc.subjectFederal University of Campina Grande - UFCGpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectQuality Educationpt_BR
dc.subjectPeople with Disabilities - PcDpt_BR
dc.subjectTechnology and Educational Inclusionpt_BR
dc.subjectSoftware Developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Sonaly Katly Garcia.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePromoting educational inclusion: an accessible web platform to support UFCG students.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Sonaly Katly Garcia. Promovendo a inclusão educacional: uma plataforma Web acessível para apoio a estudantes da UFCG. 2024. 17 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38329pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SONALY KATLY GARCIA NUNES-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2024).pdf2.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.