Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38328
Title: | Reestruturação da ferramenta do ComPensar. |
Other Titles: | Restructuring of the Compensation tool. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Sheilla da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | BRASILEIRO, Francisco Vilar. |
Keywords: | Pensamento Computacional;Matemática;Educação Básica;Computational Thinking;Mathematics;Primary Education |
Issue Date: | 15-May-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Sheilla da. Reestruturação da ferramenta do ComPensar. 2024. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38328 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O Pensamento Computacional fundamenta-se nas competências adquiridas por meio da Ciência da Computação. Com base nisso, surgiu o ComPensar, uma ferramenta web voltada para o desenvolvimento do pensamento computacional em conjunto com a matemática, direcionada à educação básica. Sua estrutura baseia-se na classificação das questões matemáticas conforme as competências do pensamento computacional que podem ser estimuladas durante o processo de resolução. No entanto, diversos fatores contribuíram para sua transformação em um sistema legado e inoperante. A ausência de contribuições ao longo de mais de 4 anos resultou na obsolescência das tecnologias empregadas tanto no frontend quanto no backend da ferramenta. Além disso, a inatividade do serviço de hospedagem do ComPensar, devido à ausência de requisições por parte dos usuários, culminou na perda do banco de dados devido à falta de consultas. A identificação desses problemas ressaltou a necessidade de uma reengenharia de software em conjunto com a engenharia reversa, visando reconstruir o sistema com tecnologias mais recentes. Esse processo foi dividido em etapas que culminaram no desenvolvimento de uma nova versão do ComPensar, agora disponível para acesso público. Em uma dessas etapas, foram realizadas avaliações para compreender o nível de satisfação do cliente com o software entregue, bem como análises de desempenho e indexação em motores de busca. Os resultados obtidos foram positivos. Na análise de desempenho, o ComPensar recebeu boas avaliações em categorias como acessibilidade, práticas recomendadas e SEO (Search Engine Optimization). Esses resultados contribuíram para a visibilidade da ferramenta nos motores de busca, os quais utilizam dados dessas categorias, como o carregamento de conteúdo e a acessibilidade, na atribuição de pontuação do ComPensar nos motores de busca. |
Abstract: | Computational Thinking is based on skills acquired through Computer Science. From this foundation emerged ComPensar, a web tool aimed at developing computational thinking alongside mathematics, targeted at basic education. Its structure is based on classifying mathematical questions according to the computational thinking skills that can be stimulated during the problem-solving process. However, various factors led to its transformation into a legacy and inoperative system. The absence of contributions over more than four years resulted in the obsolescence of the technologies used in both the frontend and backend of the tool. Additionally, the inactivity of the ComPensar hosting service, due to the lack of requests from users, led to the loss of the database due to a lack of queries. Identifying these problems highlighted the need for software reengineering along with reverse engineering, aiming to rebuild the system with more recent technologies. This process was divided into stages that culminated in the development of a new version of ComPensar, now available for public access. In one of these stages, evaluations were conducted to understand the level of customer satisfaction with the delivered software, as well as performance and indexing analyses in search engines. The results were positive. In the performance analysis, ComPensar received good ratings in categories such as accessibility, best practices, and SEO (Search Engine Optimization). These results contributed to the tool's visibility in search engines, which use data from these categories, such as content loading and accessibility, in assigning scores to ComPensar in search engines. |
Keywords: | Pensamento Computacional Matemática Educação Básica Computational Thinking Mathematics Primary Education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciência da Computação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38328 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SHEILLA DA SILVA-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2024).pdf | 895.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.