Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38328
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971275125730214pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, L. M. R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4584896935221260pt_BR
dc.contributor.referee1BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.referee1IDBRASILEIRO, F. V.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957855817378897pt_BR
dc.description.resumoO Pensamento Computacional fundamenta-se nas competências adquiridas por meio da Ciência da Computação. Com base nisso, surgiu o ComPensar, uma ferramenta web voltada para o desenvolvimento do pensamento computacional em conjunto com a matemática, direcionada à educação básica. Sua estrutura baseia-se na classificação das questões matemáticas conforme as competências do pensamento computacional que podem ser estimuladas durante o processo de resolução. No entanto, diversos fatores contribuíram para sua transformação em um sistema legado e inoperante. A ausência de contribuições ao longo de mais de 4 anos resultou na obsolescência das tecnologias empregadas tanto no frontend quanto no backend da ferramenta. Além disso, a inatividade do serviço de hospedagem do ComPensar, devido à ausência de requisições por parte dos usuários, culminou na perda do banco de dados devido à falta de consultas. A identificação desses problemas ressaltou a necessidade de uma reengenharia de software em conjunto com a engenharia reversa, visando reconstruir o sistema com tecnologias mais recentes. Esse processo foi dividido em etapas que culminaram no desenvolvimento de uma nova versão do ComPensar, agora disponível para acesso público. Em uma dessas etapas, foram realizadas avaliações para compreender o nível de satisfação do cliente com o software entregue, bem como análises de desempenho e indexação em motores de busca. Os resultados obtidos foram positivos. Na análise de desempenho, o ComPensar recebeu boas avaliações em categorias como acessibilidade, práticas recomendadas e SEO (Search Engine Optimization). Esses resultados contribuíram para a visibilidade da ferramenta nos motores de busca, os quais utilizam dados dessas categorias, como o carregamento de conteúdo e a acessibilidade, na atribuição de pontuação do ComPensar nos motores de busca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleReestruturação da ferramenta do ComPensar.pt_BR
dc.date.issued2024-05-15
dc.description.abstractComputational Thinking is based on skills acquired through Computer Science. From this foundation emerged ComPensar, a web tool aimed at developing computational thinking alongside mathematics, targeted at basic education. Its structure is based on classifying mathematical questions according to the computational thinking skills that can be stimulated during the problem-solving process. However, various factors led to its transformation into a legacy and inoperative system. The absence of contributions over more than four years resulted in the obsolescence of the technologies used in both the frontend and backend of the tool. Additionally, the inactivity of the ComPensar hosting service, due to the lack of requests from users, led to the loss of the database due to a lack of queries. Identifying these problems highlighted the need for software reengineering along with reverse engineering, aiming to rebuild the system with more recent technologies. This process was divided into stages that culminated in the development of a new version of ComPensar, now available for public access. In one of these stages, evaluations were conducted to understand the level of customer satisfaction with the delivered software, as well as performance and indexing analyses in search engines. The results were positive. In the performance analysis, ComPensar received good ratings in categories such as accessibility, best practices, and SEO (Search Engine Optimization). These results contributed to the tool's visibility in search engines, which use data from these categories, such as content loading and accessibility, in assigning scores to ComPensar in search engines.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38328
dc.date.accessioned2024-10-07T20:35:17Z
dc.date.available2024-10-07
dc.date.available2024-10-07T20:35:17Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectComputational Thinkingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectPrimary Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Sheilla da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRestructuring of the Compensation tool.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Sheilla da. Reestruturação da ferramenta do ComPensar. 2024. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38328pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SHEILLA DA SILVA-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2024).pdf895.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.