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Title: Multiletramentos na BNCC do ensino fundamental: proposições nos eixos de leitura, produção de textos e oralidade
Other Titles: Multiliteracies in the BNCC of elementary school: propositions in the axes of reading, text production and orality
???metadata.dc.creator???: JUSTINO, Rogéria Dantas de Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RIBEIRO, Roziane Marinho.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TEIXEIRA, Luciênio de Macêdo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra.
Keywords: Multimodalidade;Gêneros textuais/discursivos;Pedagogia dos Multiletramentos;BNCC;Multimodality;Textual/discursive genres;Multiliteracy Pedagogy
Issue Date: 6-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: JUSTINO, Rogéria Dantas de Melo. Multiletramentos na BNCC do ensino fundamental: proposições nos eixos de leitura, produção de textos e oralidade. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, nos propomos a investigar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental, com foco na proposta dos Multiletramentos. Partimos da seguinte questão investigativa: como está configurada a proposta de Multiletramentos na BNCC de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental e, ainda, que possibilidades e direcionamentos o documento mobiliza no tocante ao trabalho com os gêneros multimodais? Como objetivo geral, propomos: analisar as relações entre a BNCC e a Pedagogia dos Multiletramentos, tomando como foco analítico os eixos de leitura, produção de textos e oralidade, destinado aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos buscamos: a) interpretar em que medida as bases teórico-conceituais advindas da Pedagogia dos Multiletramentos estão postas na BNCC de Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental; b) observar as habilidades relativas aos eixos leitura, produção de textos e oralidade no tocante às possibilidades ensejadas para o trabalho com os gêneros multimodais nos Anos Finais do Ensino Fundamental e; c) discutir as implicações da proposta de multiletramentos da BNCC no que concerne às práticas de leitura e produção de gêneros multimodais na escola. O aporte teórico se ancora principalmente nos conceitos como o de letramento (SOARES, 2003; 2004; BUNZEN, 2019), o de multiletramentos e multimodalidade (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020; CAZDEN ET AL., 2021; GRUPO NOVA LONDRES, 2021); e o de gêneros textuais/discursivos (BAKHTIN, 2003; ROJO; BARBOSA, 2015 e DIONÍSIO, 2011). Quanto à metodologia, recorremos à abordagem qualitativa de base interpretativista, utilizando o procedimento de pesquisa documental. A partir de Cellard (2012) e Moraes (1999), organizamos o procedimento de geração, sistematização e análise dos dados. Na tentativa de respondermos à nossa questão, bem como de alcançarmos os objetivos propostos, fizemos um recorte que compreende excertos dos textos direcionados à área de linguagens (p. 63-64), ao texto introdutório do componente de Língua Portuguesa (p. 67-86) e, por fim, no texto de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental 4 Anos Finais: práticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades pertencentes aos eixos leitura, produção de textos e oralidade (p. 136-191). Os resultados apontam que a BNCC de Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental está revestida de conceitos advindos da Pedagogia dos Multiletramentos, embora esses conceitos não estejam associados diretamente à teoria do GNL, uma vez que o documento não se dispõe de uma teoria específica acerca das noções de multiletramentos e multimodalidade/multissemiótica. No tocante às habilidades pertencentes aos eixos leitura, produção de textos e oralidade, o documento apresenta uma série de gêneros que ensejam múltiplas possibilidades para o trabalho com a multimodalidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Abstract: In this work, we propose to investigate the National Common Curricular Base (BNCC) of Portuguese Language for the Final Years of Elementary School, focusing on the proposal of Multiliteracies. We start from the following investigative question: how is the proposal of Multiliteracies configured in the BNCC of Portuguese Language for the Final Years of Elementary School and, furthermore, what possibilities and directions does the document mobilize with regard to working with multimodal genres? As a general objective, we propose: to analyze the relations between the BNCC and the Pedagogy of Multiliteracies, taking as an analytical focus the axes of reading, text production and orality, aimed at the Final Years of Elementary School. As specific objectives, we seek: a) to interpret the extent to which the theoretical-conceptual bases arising from the Pedagogy of Multiliteracies are placed in the BNCC of Portuguese Language for the Final Years of Elementary School; b) observe the skills related to the axes of reading, text production and orality in terms of possibilities for working with multimodal genres in the Final Years of Elementary School and; c) discuss the implications of the BNCC's multiliteracies proposal with regard to reading practices and production of multimodal genres at school. The theoretical contribution is mainly based on concepts such as literacy (SOARES, 2003; 2004; BUNZEN, 2019), multiliteracies and multimodality (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020; CAZDEN ET AL., 2021; GRUPO NOVA LONDRES, 2021); and textual/discursive genres (BAKHTIN, 2003; ROJO; BARBOSA, 2015 and DIONÍSIO, 2011). As for the methodology, we resorted to the qualitative approach based on interpretivism, using the documentary research procedure. Based on Cellard (2012) and Moraes (1999), we organized the data generation, systematization and analysis procedure. In an attempt to answer our question, as well as to achieve the proposed objectives, we made a selection that includes excerpts from the texts directed to the language area (p. 63-64), the introductory text of the Portuguese Language component (p. 67- 86). The results indicate that the BNCC of Portuguese Language for the Final Years of Elementary School is coated with concepts arising from the Pedagogy of Multiliteracies, although these concepts are not directly associated with the theory of LNG, since the document does not have a specific theory about the notions of multiliteracies and multimodality/multisemiotics. With regard to the skills belonging to the reading, text production and orality axes, the document presents a series of genres that give rise to multiple possibilities for working with multimodality in the Final Years of Elementary School.
Keywords: Multimodalidade
Gêneros textuais/discursivos
Pedagogia dos Multiletramentos
BNCC
Multimodality
Textual/discursive genres
Multiliteracy Pedagogy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38324
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

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