Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38323
Title: Percepções sobre a importância do solo: estudo de caso em uma escola de Itapetim - PE.
Other Titles: Perceptions about the importance of soil: case study in a school in Itapetim - PE.
???metadata.dc.creator???: FREITAS, Amanda de Lira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, João Batista.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROSO, Roberto Ferreira.
Keywords: Estudo de percepção;Solo - importância;Estudo de caso;Educação em solos;Geotinta;Prática pedagógica;Conservação do solo;Educação ambiental;Itapetim - PE - educação em solos;Perception study;Soil - importance;Case study;Soil education;Geotinting;Pedagogical practice;Soil conservation;Environmental education;Itapetim - PE - soil education
Issue Date: 1-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREITAS, Amanda de Lira. Percepções sobre a importância do solo: estudo de caso em uma escola de Itapetim - PE. 2017. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38323
???metadata.dc.description.resumo???: A popularização do ensino de solos é uma necessidade em função do avanço da degradação. A pesquisa objetivou verificar a compreensão dos alunos da escola pública de Itapetim-PE sobre o solo durante o período compreendido entre os dias 24 à 28 de julho de 2017. A pesquisa constou de um questionário semiestruturado, aplicado a educandos do 5º ano do ensino fundamental, distribuído em dois momentos: na apresentação da proposta e após as palestras didáticas e oficina temática. Inicialmente as crianças associavam a palavra “solo” com terra e chão ou a atividades agrícolas, mas desconheciam suas características, importância e funções. Quanto ao entendimento sobre práticas que degradam o solo apresentaram visões distorcidas ou não souberam responder. Mais da metade dos educandos (65%) disseram nunca ter participado de projetos ou atividades com o solo. Durante a oficina de geotinta os educandos mostraram interesse e encantamento pela atividade e após essa prática suas respostas foram mais pontuais. É possível concluir que a adoção de metodologias participativas contribui para estimular o aprendizado em sala de aula, motivando e sensibilizando os estudantes para o saber. A prática pedagógica centrada na educação ambiental e educação em solos é uma importante ferramenta para popularização dos conceitos sobre esse valioso recurso ambiental e adoção de posturas pró-ativas para o cuidado com a natureza. Palavras-chave: Educação em Solos; geotinta; prática pedagógica; conservação.
Abstract: The popularization of soil education is a necessity due to the progress of degradation. The research aimed to verify the understanding of the students of the public school of Itapetim-PE on the ground . The research consisted of a semistructured questionnaire, applied to students of the 5th year of elementary school, distributed in two moments: in the presentation of the proposal and after the didactic lectures and thematic workshop. Initially the children associated the word "soil" with land and soil or agricultural activities, but they did not know its characteristics, importance and functions. As for the understanding of practices that degrade the soil presented distorted visions or did not know how to respond. More than half of the students (65%) said they had never participated in projects or activities with the soil. During the geotinta workshop the students showed interest and enchantment for the activity and after this practice their answers were more punctual. It is possible to conclude that the adoption of participative methodologies contributes to stimulate the learning in the classroom, motivating and sensitizing the students to the knowledge. The pedagogical practice focused on environmental education and soil education is an important tool for popularizing the concepts about this valuable environmental resource and adopting proactive positions for care with nature.
Keywords: Estudo de percepção
Solo - importância
Estudo de caso
Educação em solos
Geotinta
Prática pedagógica
Conservação do solo
Educação ambiental
Itapetim - PE - educação em solos
Perception study
Soil - importance
Case study
Soil education
Geotinting
Pedagogical practice
Soil conservation
Environmental education
Itapetim - PE - soil education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38323
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA DE LIRA FREITAS - TCC ESP. ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CSTR 2017.pdf Amanda de Lira Freitas. - TCC Esp. Ecologia e Educação Ambiental CSTR 2017461.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.