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dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5414-4873pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4912124500620637pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317087265969022pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, João Batista.-
dc.contributor.referee1IDALVES, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775708005526266pt_BR
dc.contributor.referee2BARROSO, Roberto Ferreira.-
dc.contributor.referee2IDBARROSO, R. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4869572443772040pt_BR
dc.description.resumoA popularização do ensino de solos é uma necessidade em função do avanço da degradação. A pesquisa objetivou verificar a compreensão dos alunos da escola pública de Itapetim-PE sobre o solo durante o período compreendido entre os dias 24 à 28 de julho de 2017. A pesquisa constou de um questionário semiestruturado, aplicado a educandos do 5º ano do ensino fundamental, distribuído em dois momentos: na apresentação da proposta e após as palestras didáticas e oficina temática. Inicialmente as crianças associavam a palavra “solo” com terra e chão ou a atividades agrícolas, mas desconheciam suas características, importância e funções. Quanto ao entendimento sobre práticas que degradam o solo apresentaram visões distorcidas ou não souberam responder. Mais da metade dos educandos (65%) disseram nunca ter participado de projetos ou atividades com o solo. Durante a oficina de geotinta os educandos mostraram interesse e encantamento pela atividade e após essa prática suas respostas foram mais pontuais. É possível concluir que a adoção de metodologias participativas contribui para estimular o aprendizado em sala de aula, motivando e sensibilizando os estudantes para o saber. A prática pedagógica centrada na educação ambiental e educação em solos é uma importante ferramenta para popularização dos conceitos sobre esse valioso recurso ambiental e adoção de posturas pró-ativas para o cuidado com a natureza. Palavras-chave: Educação em Solos; geotinta; prática pedagógica; conservação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePercepções sobre a importância do solo: estudo de caso em uma escola de Itapetim - PE.pt_BR
dc.date.issued2017-09-01-
dc.description.abstractThe popularization of soil education is a necessity due to the progress of degradation. The research aimed to verify the understanding of the students of the public school of Itapetim-PE on the ground . The research consisted of a semistructured questionnaire, applied to students of the 5th year of elementary school, distributed in two moments: in the presentation of the proposal and after the didactic lectures and thematic workshop. Initially the children associated the word "soil" with land and soil or agricultural activities, but they did not know its characteristics, importance and functions. As for the understanding of practices that degrade the soil presented distorted visions or did not know how to respond. More than half of the students (65%) said they had never participated in projects or activities with the soil. During the geotinta workshop the students showed interest and enchantment for the activity and after this practice their answers were more punctual. It is possible to conclude that the adoption of participative methodologies contributes to stimulate the learning in the classroom, motivating and sensitizing the students to the knowledge. The pedagogical practice focused on environmental education and soil education is an important tool for popularizing the concepts about this valuable environmental resource and adopting proactive positions for care with nature.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38323-
dc.date.accessioned2024-10-07T18:33:04Z-
dc.date.available2024-10-07-
dc.date.available2024-10-07T18:33:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectSolo - importânciapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectGeotintapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectConservação do solopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectItapetim - PE - educação em solospt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectSoil - importancept_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectSoil educationpt_BR
dc.subjectGeotintingpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectSoil conservationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectItapetim - PE - soil educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREITAS, Amanda de Lira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerceptions about the importance of soil: case study in a school in Itapetim - PE.pt_BR
dc.identifier.citationFREITAS, Amanda de Lira. Percepções sobre a importância do solo: estudo de caso em uma escola de Itapetim - PE. 2017. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38323pt_BR
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